Aonde você vai dormir?

Pubblicato il 19-11-2009

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Esta noite aonde você vai dormir? Era o ano 1983, uma noite de inverno, numa cidade italiana chamada Turim. Durante um encontro, um jovem se levantou e olhando para um homem chamado Ernesto Olivero, lhe fez esta pergunta: “Você, senhor Ernesto, esta noite aonde vai dormir? O senhor sabe que nesta cidade existem centenas de pessoas que, como eu, dormem nos carros, embaixo das pontes, no frio?”

O que você teria respondido? Aquela pergunta mudou a vida de Ernesto e de muitos outros jovens que, com ele, tinham fundado uma comunidade chamada SERMIG – Serviço Missionário Jovens. O sonho deles era o de combater a fome, porque é inconcebível que num mundo que poderia tirar a fome de todos, 30.000 pessoas, a cada dia, morrem de fome!

O Arsenal: uma fabrica como casa. Em 1983, o SERMIG encontrou uma "base": era o antigo Arsenal militar de Turim, uma grande fábrica abandonada, onde foram construídas as armas para a primeira e a segunda guerra mundial. Aquele lugar era uma ruína, mas Ernesto um dia tinha lido uma profecia: “Eles forjarão de suas espadas arados e de suas lanças, podadeiras. Uma nação não levantará a espada contra outra e não se adestrarão mais para a guerra” (Isaias 2,4) e assim se convenceu que era lógico, além que possível, transformar as armas em instrumentos de trabalho. Aquele lugar – graças ao trabalho voluntário – teria se tornado o Arsenal da Paz. Então, graças à pergunta daquele rapaz – “Esta noite aonde você vai dormir?” - os planos se ampliaram: no Arsenal abriu-se, além de outras atividades, uma acolhida que, a partir daquele momento, não teríamos mais fechado.

Os Arsenais no mundo. Hoje existem três Arsenais: o Arsenal da Paz de Turim, o Arsenal do Encontro em Madaba, na Jordânia, e o Arsenal da Esperança, aqui no Brasil, em São Paulo. Nos Arsenais dormem todas as noites mais de 1500 pessoas, oferecemos mais de 4000 refeições por dia, centenas de consultas médicas e muitos outros serviços, cientes que o “outro” é primeiramente uma pessoa a ser respeitada e amada. Para nós do SERMIG os Arsenais são “mosteiros a céu aberto” para todos aqueles que desejam encontrar a solidariedade, o silêncio e a oração, independentemente da cultura, da religião, da ideologia ou das escolhas políticas.

Você também está convidado a acreditar conosco neste sonho que se tornou realidade e que deseja crescer também com a sua contribuição. Venha nos conhecer! Ligue no (11) 2292-0977 para agendar uma visita no Arsenal da Esperança ou acesse o nosso site.

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok