A Campanha da Fraternidade, o profeta Amós e o Mutirão de limpeza...

Pubblicato il 16-02-2016

di ARSENAL DA ESPERANÇA

O lema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 – “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24) – parece escrito por um poeta, mas essa palavras são do profeta Amós. Para entender quem era Amós basta ler o seu cartão de visita: “Palavras de Amós, que foi um dos pastores de Técua”, um guardador de ovelhas que recebeu revelações “a respeito de Israel no tempo do rei Ozias de Judá...” (Am 1,1).

Acostumado ao trabalho manual, Amós não era alguém que dava muitas voltas com as palavras. Estamos em meados do século oitavo antes de Cristo, a injustiça e a opressão eram tão alarmantes como nos dias de hoje. Com uma linguagem enérgica e concisa, o profeta mostrava os problemas, identificava as causas e prévia as consequências, os castigos de Deus.

Talvez – dizem os comentaristas – sua juventude o tenha ajudado a deixar de lado toda prudência e a apontar o dedo contra a hipocrisia de sua época (e da nossa também): “Sou contra, detesto vossas festas, não sinto o menor prazer nas vossas celebrações! Quando me fazeis subir a fumaça dos holocaustos... não aceito vossas oferendas, nem olho para os sacrifícios de carne gorda. Afasta de mim a algazarra de teus cânticos, a música de teus instrumentos nem quero ouvir. Quero apenas ver o direito brotar como fonte, e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,21-24). 

Depois de proferir palavras duras, Amós nos pede para adorarmos a Deus com uma “inundação” de direito e de justiça, com uma “revolução de amor” que pode nascer somente de homens e mulheres dispostos a imitar a misericórdia de Deus – como nos recorda com insistência Papa Francisco –, um Deus que nunca se cansa de nós e que nos exorta continuamente: “Procurai por mim e havereis de viver!” (Am 5,4b). 

É nessa oferta contínua de vida por parte de Deus que nós, jovens e adultos, temos que mergulhar, sem medo de sujar as nossas mãos, inventando, pensando e realizando ações para cuidar do nosso planeta, da nossa “casa comum”, do espaço onde habitamos. 
Com esse espírito, em sintonia com a Campanha da Fraternidade,
as crianças e os jovens dA PRAÇA convidam pessoas de todas as idades 
a participar do 2º MUTIRÃO DE LIMPEZA, que será realizado 
nas regiões do Bresser-Mooca e do Brás
SÁBADO, 27 DE FEVEREIRO, ÀS 14H30
com concentração na Rua Dr. Almeida Lima, 750.

Enquanto, concretamente, estivermos varrendo, limpando as calçadas, zelando pelos bens e espaços comuns, estaremos treinando as nossas mãos e o nosso olhar para a beleza e para a esperança daquilo que nós, juntos, podemos fazer pela “construção de um mundo sustentável e justo, para todos” (Oração da CFE). Para o profeta Amós, a prática da justiça é como uma fonte que jorra água limpa e como um rio perene que não seca... Não vamos deixar a justiça interromper o seu fluxo! PARTICIPE!

Neste sábado, 20 de fevereiro, às 14h30, nA PRAÇA,
estaremos preparando a ação do dia 27 com um momento de formação e orientação sobre as responsabilidades coletivas e individuais no cuidado para com o meio ambiente.

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok