A exposição "Cartas de Chamada de Atenção" vista por Beatriz, Cheila e Sonia...

Pubblicato il 13-06-2015

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Chegamos ao final do Projeto "Cartas de Chamada de Atenção", projeto esse realizado em parceria com a equipe do Educativo do Museu da Imigração. O sentimento que de nós se apoderou durante todo o desenrolar do trabalho foi de uma empatia cada vez maior, advinda da dolorosa experiência de migrar, narrada por nossos alunos africanos. 

O projeto, aqui no Arsenal da Esperança, resumiu-se em colocar no papel as histórias tristes de quem foi obrigado a deixar o seu país por motivos políticos, étnicos, religiosos e pela necessidade de fugir da guerra e da pobreza extrema. Esses relatos foram escritos ainda na língua falada nos diversos países, o que de nós exigiu um trabalho intenso de tradução para o português. 

De início, nossos alunos demonstraram resistência em falar sobre os motivos que os trouxeram para o Brasil, pois isso implicava em reviver momentos de muito sofrimento. Mostramos a eles a necessidade de expor as razões e condições deste exílio nem sempre voluntário, a fim de que todas as pessoas que visitarem a exposição ou que, de alguma maneira tenham contato com as histórias narradas, sensibilizem-se com esta realidade. 

As cartas, expostas no Museu da Imigração, de 12 de junho a 02 de agosto, mostram-nos quem são essas pessoas, como viviam e quais são as atuais condições de vida em nosso país. Falam-nos sobre a tristeza de cortar laços, separar-se da família, deixar para trás sua cultura e sua própria identidade. Revelam-nos os seus sonhos. 

Agradecemos a Tatiana, Thaís e Henrique por terem convidado os nossos alunos, acolhidos no Arsenal da Esperança, a registrarem através das cartas, a imigração contemporânea. 

Nossos agradecimentos também ao Arsenal da Esperança por nos ter dado a chance de partilhar os nossos conhecimentos, ajudando-os a se integrarem na sociedade brasileira, pelo aprendizado da língua portuguesa falada no Brasil. Aos alunos a gratidão pela partilha de momentos tão intensos.


Beatriz Lipskis, Cheila Vargas, Sonia Altomar
[FOTOS José Luiz Altieri Campos]

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok