A “Floresta” caminha até a casa daqueles que procuram novas raízes...

Pubblicato il 19-07-2012

di ARSENAL DA ESPERANÇA


19 de julho de 2012, 4º dia de Caminhada. A “Floresta Itinerante” do ARSENAL DA ESPERANÇA percorreu as ruas do Centro da cidade em direção à Igreja Nossa Senhora da Paz, no bairro do Glicério. Conhecida popularmente como “Igreja dos italianos”, ao longo dos anos a Igreja da Paz se tornou, também, “a Igreja dos migrantes”, de muitas outras nacionalidades.
Quando chegamos ao pátio em frente à igreja, vários jovens africanos estavam lá sentados, esperando para serem atendidos... uma presença aparentemente resignada, silenciosa, bem representativa das milhares e milhares de pessoas que ainda hoje chegam ao Brasil depois de ter deixado sua terra de origem, em busca de melhores condições de vida. “Pessoas que estão à procura de uma nova casa, de uma re-colocação aqui no Brasil”, como nos explicaram Pe. Antenor, Elaine e Dirceu, da família Missionária Scalabriniana, que nos receberam.

Todos os migrantes procuram cultivar novas raízes, de esperança e dignidade, e isso só é possível se tiver alguém que os acolhe. A Pastoral do Migrante e a Casa do Migrante, que fica ao lado da Igreja da Paz, fazem isso, obedecendo ao mandato do fundador da Congregação, João Batista Scalabrini, que dizia: “para o migrante, a pátria é a terra que dá o pão”Durante a Caminhada, visitamos, também, uma das Tendas da Prefeitura e a Igreja San Gennaro. Amanhã, continuaremos a nossa Caminhada, dando aos nossos passos mais um significado: caminhar por todos aqueles que ainda não tem uma pátria

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok