A FLORESTA CRESCE... também no deserto!

Pubblicato il 29-05-2013

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Nós podemos contagiar o mundo! Gota após gota, o bem entra em círculo e os gestos de amor e solidariedade realizados em São Paulo pelos acolhidos do Arsenal da Esperança podem explodir no outro lado do mundo... 

Alguns meses atrás, dois professores da escola para crianças e jovens com deficiência do “Arsenal do Encontro” de Madaba (Jordânia), numa reunião com as moças da Fraternidade da Esperança, falaram para elas: “Muitas vezes pensamos sobre aquilo que vocês falam continuamente, que o mundo é a nossa casa e que nós somos responsáveis por ele. E também sobre a importância de fazer conhecer as nossas crianças fora do Arsenal: muitos aqui ainda pensam que seria melhor mantê-los escondidos, fechados em casa, mas nós sabemos que eles têm potencialidades para colocar a serviço de todos...”. 

Depois daquela reunião, surgiu uma ideia: se sairmos com os nossos alunos pelas ruas de Madaba, que é a nossa cidade, para fazer uma ação de solidariedade, as pessoas olharão para eles com olhos diferentes, e também tornaremos o mundo um pouco melhor a partir de nós. Foi assim que, também no Arsenal do Encontro, começou, ainda que em pequenas dimensões, a inciativa da “Floresta que Cresce” que há muitos anos é realizada no Arsenal da Esperança de São Paulo. 

Com o grupo das nossas crianças e jovens, junto com os professores e com alguns voluntários, começamos a varrer a rua que liga o Arsenal à estrada principal da cidade: recolhemos mais de 20 sacos de lixo em pouco mais de uma hora, sem deixar nem um pedacinho de papel no chão! 

Diante dos resultados positivos, propusemos às autoridades locais uma atividade de limpeza do nosso bairro com a colaboração de voluntários. A prefeitura aceitou e se colocou à disposição para colaborar com a iniciativa. Confiaram-nos a responsabilidade de algumas ruas e nos forneceram todo o material para a limpeza.

Nossos meninos, acompanhados pelos professores e por alguns jovens, cheios de entusiasmo, agora saem uma vez por semana do Arsenal do Encontro para chegar ao lugar estabelecido. Aí começam a recolher latinhas, plástico, papel... O pessoal da prefeitura e as pessoas que caminham pelas ruas não conseguem acreditar que algo assim esteja acontecendo... Alguns se envolveram e começaram e ajudar a recolher o lixo. Muitos são os olhares de surpresa dos passantes, outros agradecem os meninos pela iniciativa!

O nosso sonho é o de poder continuar neste projeto e envolver cada vez mais pessoas em manter nossa cidade limpa. É bonito saber que tudo isso é mais uma “Floresta” que, sem fazer muito barulho, está nascendo

Fraternidade da Esperança da Jordânia 

O Arsenal do Encontro é a casa do SERMIG - Fraternidade da Esperança no Oriente Médio (Jordânia) que luta e trabalha para oferecer dignidade e esperança a crianças e adolescentes muçulmanos e cristãos.

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok