"A única solução só pode ser a educação". Sim... para tornar-se mais humanos

Pubblicato il 01-08-2012

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Nesta quarta-feira (1), dia de volta às aulas, em meio a inúmeras propagandas de faculdades e colégios, mostrando salas, laboratórios, tablet grátis e alunos vencedores no mercado de trabalho... encontramos, também, uma citação que achamos válida e interessante.   
Anniek Cojean conta que o diretor de uma escola norte americana tinha o habito de escrever, todo começo de ano escolar, uma carta aos seus professores: “Caro professor, sou um sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos viram o que nenhum ser humano deveria ver: câmaras de gás construídas por engenheiros instruídos; crianças mortas com veneno injetado por médicos bem formados; bebês assassinados por enfermeiros especializados; mulheres e crianças mortos e queimados por universitários diplomados. 
Portanto, eu desconfio da educaçãoMeu pedido é: ajudem os vossos alunos a tornaram-se humanos. Seus esforços não deverão nunca produzir monstros instruídos, psicopatas qualificados, enfim, Eichmanns educados. A leitura, a escritura, a aritmética são importantes na condição de que sirvam para tornar os nossos filhos mais humanos".
Texto extraído e livremente traduzido de 
“Les mémoires de la Shoah” de Anniek Cojean 
(“Le Monde”, 29 de abril de 1995)

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok