Arsenal 20 ANOS: não é um sonho, É POSSÍVEL!

Pubblicato il 13-03-2016

di ARSENAL DA ESPERANÇA


No dia 12 de março, sábado, estiveram presentes no Arsenal da Esperança diferentes rostos e histórias. Eram as muitas faces de uma aventura que há vinte anos fincou suas raízes no coração de São Paulo. A Fraternidade da Esperança, o arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer, muitos voluntários e principalmente eles: os milhares de acolhidos que a cada dia habitam os espaços dessa grande “casa que acolhe”. Uma celebração para agradecer, para refazer o caminho percorrido desde as dificuldades do começo até os frutos de hoje, e também para confiar a Deus tudo o que ainda vai acontecer.

“O Arsenal” – disse Ernesto Olivero, fundador do SERMIG-Fraternidade da Esperança – “se tornou um vilarejo que quer dar a todos a oportunidade de aprender a viver com dignidade e que tem o grande desejo de que no mundo todo aconteça a mesma coisa. Não é um sonho. Hoje posso dizer: É POSSÍVEL!”

Assim como aconteceu em Turim com a ex-fábrica de armas do exército italiano transformada em Arsenal da Paz, o Arsenal da Esperança também é um símbolo, um testemunho concreto de como É POSSÍVEL mudar o rumo da história, de tantas histórias. O Arsenal da Esperança era a antiga Hospedaria de Imigrantes, uma estrutura construída na cidade de São Paulo para a quarentena dos imigrantes que chegavam à região a partir do final do século XIX para trabalhar nas plantações de café. A Hospedaria era um lugar de esperança, mas também de dor; um lugar onde se cruzavam histórias de pessoas que ainda não tinham um futuro, só um passado de dificuldades, de miséria, de saudade.

Hoje, a antiga Hospedaria foi transformada pelo SERMIG em uma casa sempre aberta para mais de 1.200 homens em dificuldade, marcados por outros problemas e outros sofrimentos, mas capazes de encontrar uma nova esperança. Uma esperança que não é apenas em uma cama limpa e em uma refeição, e sim em um percurso de integração, em cursos de alfabetização e de português, em propostas de formação profissional, entre outras coisas... Uma casa que a cada dia traz novas tentativas de reconstruir vidas no silêncio, na simplicidade, com a espiritualidade e o método que o SERMIG vive na Itália, na Jordânia, em todos os lugares onde está presente.

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok