Arsenal 20 ANOS: olhando mais para o alto ainda...

Pubblicato il 08-03-2016

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Um dos amigos presentes ao lado de Ernesto Olivero desde a entrada no que se tornaria o Arsenal da Esperança é o Vasco. Ele e sua esposa Léa hoje são membros do SERMIG - Fraternidade da Esperança. Esta foto (além de deixar claro o motivo pelo qual todos perguntam se Vasco e Ernesto são irmãos!) mostra-os dentro de um dos dormitórios olhando para o alto – talvez já enxergando as muitas coisas boas que ainda seriam feitas ali...

Vasco, além do comentário que todo mundo faz – de que você e o Ernesto perecem irmãos gêmeos – o que mais você pode dizer sobre a foto em que vocês estão olhando para o alto?

Segundo o que na época nos disseram – estávamos bem no começo da aventura do Arsenal – originalmente aquele prédio não tinha laje, tinha uma estrutura de madeira que deu cupim e, além disso, entrava muita água no dormitório... Não sabíamos se as colunas eram as originais. Era provável que tivessem sido feitas posteriormente, para sustentar todo o peso da laje. 

Fizemos um raciocínio semelhante quando começamos a reformar o espaço onde estava funcionando o SOS Criança e que agora chamamos de “Salão Vida Fraterna”. Naquela época, a presença do amigo italiano Piergiorgio Conti, um engenheiro, nos deu um pouco mais de segurança. Aquele espaço estava cheio de cubículos e nós tínhamos dúvidas sobre como intervir... Fomos tirando as paredes e restaram no centro algumas colunas que aparentemente estavam ali para sustentar o telhado. Ficamos olhando, pensando, olhando... “Não, essas colunas não são originais.” – disse o Piergiorgio – “Originais são apenas as vigas de madeira de fora a fora”. Aí tiramos a primeira coluna, depois a segunda... E tudo continuou se sustentando muito bem até hoje!

Voltando à foto – que agora se tornou “conhecida” por ser a foto do cartaz das comemorações –, ali estávamos simplesmente falando da laje. Eu, pelo menos, estava fazendo esses comentários de que falei... Já o Ernesto, é bem provável que estivesse olhando mais para o alto ainda!

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok