Batuca-Bresser 2015: Desarme o Coração!

Pubblicato il 08-02-2015

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Carnaval é tempo de loucura? Então, que tal entrar na loucura de imaginar que a nossa cidade pode se tornar uma cidade sem violência? Uma cidade que vive em paz? Um lugar onde ninguém passa fome nem está triste, pois todos têm amigos e ninguém vive na solidão?

Foi o que cantamos pelas ruas do bairro Bresser-Mooca no dia 7 de fevereiro, no Batuca-Bresser 2015, a segunda edição do bloco de carnaval de rua organizado por crianças, jovens e amigos dA Praça (iniciativa do SERMIG - Fraternidade da Esperança e da Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários). O Batuca-Bresser não é um bloco de carnaval comum: ele tem o objetivo de mostrar que, juntos, podemos construir muitas coisas bonitas, mudar o nosso bairro e (quem sabe?) até mudar o mundo.

Neste ano, o bloco teve como tema a paz (em sintonia com o Ano da Paz, promovido pela CNBB em 2015) e como lema “Desarme o Coração”. As músicas tocadas e cantadas foram paródias das tradicionais marchinhas de carnaval, com suas letras trocadas por palavras de paz, união e acolhida. Muitos amigos se uniram para confeccionar fantasias e lembrancinhas para todos. E houve ainda uma surpresa especial: em frente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários, crianças e jovens apresentaram uma dança ensaiada sob a hábil direção de um percussionista e coreógrafo vindo do Togo, na África. A caminhada começou nA Praça (Antiga Capelinha, Rua Dr. Almeida Lima, 750), passou por algumas ruas do bairro e terminou dentro do Arsenal da Esperança (a casa habitada pela Fraternidade do SERMIG e que acolhe todos os dias 1.200 homens em situação de rua).

No Batuca-Bresser, pessoas de vários lugares do mundo cantaram, batucaram e dançaram juntas. Mostrando que é possível, sim, viver juntas! No Arsenal da Esperança, todos os dias experimentamos isso: pessoas de todas as partes do Brasil, do Mali, da Guiné-Bissau, do Togo, do Haiti, da Argentina, da Itália, do Congo, de Angola... Já estão vivendo juntas. É possível!

Para que essa “loucura” se torne real em toda a nossa cidade, precisamos, sim, de calçadas, faróis, hospitais, escolas... Mas precisamos principalmente de pessoas. Pessoas boas e solidárias que decidam se desarmar, que decidam desarmar o próprio coração. Deixar de lado as armas do egoísmo, da indiferença, da corrupção. Se tivermos essa coragem, uma nova cidade nascerá. A loucura vai te tornar realidade. 

A aventura dA Praça vai muito além do Batuca-Bresser. As atividades para crianças e jovens acontecem durante o ano inteiro, aos sábados, das 14h30 às 17h. Todos estão convidados!


Para ver mais fotos e vídeos do Batuca-Bresser 2015, clique aqui!

Conheça aqui o Facebook dA Praça!


Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok