Batuca-Bresser: o carnaval mais bonito dos sete mares!

Pubblicato il 05-02-2015

di ARSENAL DA ESPERANÇA


O Arsenal da Esperança é como um navio no qual a cada dia (e a cada noite) embarcam milhares de náufragos que, de outra forma, se afogariam no mar profundo da metrópole paulista. O grande navio tem milhares de leitos, uma cozinha que funciona sempre, uma enorme sala para as refeições e até mesmo um belíssimo jardim suspenso que, com o tempo, ajuda cada hóspede a abituar-se novamente à terra firme.

Mas o Arsenal nunca é terra firme... Dentro dele, vive uma tripulação que, mesmo sendo pequena, é habitada por um Espírito que lhe dá sempre um grande dinamismo e dá ao navio uma ótima mobilidade. Na torre de observação, em turnos, há sempre alguém que explora a imensidão do horizonte e, com os olhos bem abertos, o contempla e pede a Deus que mande o vento, a criatividade e a coragem. O que fazer diante dos novos náufragos? O que inventar diante de tantos jovens que não querem mais embarcar? Que sinais lançar diante de tantas famílias e de tantos idosos e sobrevivem em seus barquinhos isolados? Em todos estes anos, o vento jamais nos abandonou e, entre oscilações e bonanças, sempre nos impulsionou “além”, convidando-nos talvez a mudar de rota e a baixar os botes salva-vidas pela exigência imprevista de resgatar alguém. Fazendo isso, sempre aprendemos algo, e o bote salva-vidas também se torna uma oportunidade de transmitir uma mensagem: “Nós nos sentimos irmãos e irmãs de todos, nos sentimos cidadãos deste mar, e gostaríamos de vê-lo limpo e com muitos atracadouros seguros para todos. Você também quer nos ajudar?”.

Os nossos botes salva-vidas têm vários nomes: Floresta que Cresce, Pontos de Paz, Marcha da Esperança, Conta Comigo e ainda outros... Cada um serve para alcançar alguém, às vezes mais perto, às vezes mais longe. Um desses botes é A Praça, que desde 2013 se transformou em um pequeno cais onde crianças, jovens e pessoas de boa vontade podem fazer uma pausa, encontrar-se, rezar e organizar-se para lançar, por sua vez, um sinal de esperança. 

Neste ano, A Praça vai realizar pela segunda vez a iniciativa chamada Batuca-Bresser, um colorido bloco de carnaval com o nome do nosso bairro; desta vez com o tema “Desarme o Coração”. Neste ano, haverá ainda mais uma novidade: além de usar instrumentos musicais com sucata e de ter composto a letra das canções para convidar todos a construir a paz, jovens e crianças dA Praça prepararam uma belíssima coreografia sob a hábil direção de artistas do Togo, que, partindo dos distantes mares da África, encontraram justamente o navio do Arsenal e aqui acabaram também embarcando neste que parece só um pequeno bote salva-vidas, mas que tem gostinho de futuro...

Ernesto, que um dia apareceu bem no meio de um dos encontros de preparação do “Batuca-Bresser”, nos disse que todos entendem bem três coisas: o silêncio, a música e a solidariedade. Assim, mais uma vez, sem aparecer muito, nasceu e se está consolidando uma nova iniciativa que, com som de música, fez embarcarem crianças e adultos, jovens e idosos, brasileiros e imigrantes, afinados e desafinados... Mas onde ninguém se sente diferente, sozinho ou em perigo de naufragar.

Com este estilo, continuaremos a navegação, seguros de que, juntos, podemos enfrentar qualquer condição do mar. O vento sempre nos acompanhará.





NÃO PERCA O BATUCA-BRESSER 2015!
Quando: 07/02, sábado, às 14h30 – ou depois da chuva! ;)
Onde: Concentração na Antiga Capelinha de Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários – Rua Dr. Almeida Lima, 750 – Perto do Metrô Bresser-Mooca
Esperamos você!!!


Clique aqui para saber mais sobre A Praça!

Clique aqui para ver o Facebook dA Praça!

Clique aqui para saber como foi o Batuca-Bresser 2014!

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok