Bem-vindos a exposição “Ser-humano”. Museu de Arte Sacra e Arsenal da Esperança.

Pubblicato il 23-07-2014

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Se vamos falar desta exposição, devemos falar sobre “o que te representa?” Já parou para pensar? Nós paramos e, inclusive, trouxemos uma parte disso. Um pedaço do que descobrimos e do que vivemos no nosso dia a dia, em um cotidiano corriqueiro. 

A ação começou com uma visita ao Museu de Arte Sacra de São Paulo, onde conversamos sobre iconografias e representações. Nos dias seguintes, realizamos os trabalhos e impressões a partir da técnica da Xilogravura na sala de arte do Arsenal da Esperança. 

Os painéis estão organizados em sete temáticas, agrupadas após a discussão das impressões particulares, o que revela que sempre há algo que nos conecta. Somos diferentes, mas iguais. Por isso, “Somos-humanos” e estivemos nas oficinas de Xilogravura, com aprendizado e representação na matriz de madeira, descobrindo o significado da arte-união, uma arte que integra cada indivíduo dentro do universo simbólico da arte que comunica. Comunica um pouco de cada um, comunica todos nós. 

Tentamos medir o significado de todos estes trabalhos. Libertação? Terapia? Alívio? Foi tudo isso e muito mais... Estes trabalhos nasceram de um sentimento forte e profundo de cada um de nós, seres humanos. 
Texto Coletivo/Artistas
Parceria entre 
Ação Educativa - Programa de Inclusão Sociocultural do Museu de Arte Sacra e Arsenal da Esperança

Coletânea de impressões sobre a ação: 

Arte é tudo que se põe em prática sem programação, através dessa ideia inesperada pode-se criar grandes obras.” (Nelson)

Em cada um de nós têm muitas coisas, tentamos descobrir algumas delas.” (Marco)

Pensar é transgredir.” (Lúcio, citando Michel Foucault)

De repente artistas desconhecidos uns dos outros, conseguimos nos conhecer através dos sentimentos humanos do trabalho.” (Florisvaldo)

A vida é uma arte” (Edson)

Eu descobri vários talentos na arte.” (Gilberto)

A certeza não tem a mesma pureza do acaso.” (Vicente, citando Luiz Buñuel)

Contos e artes, a produção foi muito diferenciada e o trabalho ajuda e mostra a libertação da mente humana, pois é a nossa apresentação de arte. O desenvolvimento das nossas habilidades artísticas e a arte que ajuda a resolver os nossos problemas. Sim, grande e estranho é o mundo, principalmente estranho.” (Antonio de Assis)

A mostra – intitulada “SER-HUMANO” – poderá ser vista durante a 19ª Festa do Imigrante, nos dias 20, 26 e 27 de julho, no espaço do Arsenal da Esperança. Para queles que não podem vir até ao Arsenal, eis algumas fotos...

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok