Biblioteca do Arsenal: como destaques do mês, uma (aliás, duas) biografia especial...

Pubblicato il 03-03-2011

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Nelson Mandela – Conversas que tive comigo e... Natasha Kampusch – 3096 dias

'Conversas que Tive Comigo' traça um retrato pessoal do líder Nelson Mandela. Com prefácio de Barack Obama, o livro se baseia no arquivo pessoal de materiais inéditos de Nelson Mandela. São diários, cartas, anotações pessoais, recortes de jornais, rascunhos de discursos e gravações que procuram propiciar a compreensão do lado humano desta grande personalidade.

O livro já tornou-se um dos grandes sucessos editoriais do ano, sendo traduzido para 20 idiomas, o projeto teve origem em 2004, na inauguração do Centro Nelson Mandela de Memória e Diálogo, e se tornou possível graças ao empenho da equipe de pesquisadores da fundação, que fez um impressionante trabalho de recuperação dos documentos – muitos perdidos ao longo dos anos ou retidos por carcereiros. Trata-se, portanto, de um retrato pessoal sem precedentes do ex-presidente e símbolo da luta antiapartheid, oferecendo acesso único ao homem por trás da figura pública.

Leia aqui a transcrição do trecho de uma carta de Nelson Mandela a Winnie Mandela (sua ex-mulher), escrita da prisão de Kroonstd em fevereiro de 1975. O texto é simples e lindo e dispensa comentários.

"... a cela é um lugar ideal para aprendermos a nos conhecer, para se vasculhar realística e regularmente os processos da mente e dos sentimentos. Ao avaliarmos nosso progresso como indivíduos, tendemos a nos concentrar em fatores externos, como posição social, influência e popularidade, riqueza e nível de instrução.

Certamente são dados importantes para se medir o sucesso nas questões materiais, e é perfeitamente compreensível que tantas pessoas se esforcem tanto para obter todos eles. Mas os fatores internos são ainda mais decisivos no julgamento do nosso desenvolvimento como seres humanos. Honestidade, sinceridade, simplicidade, humildade, generosidade pura, ausência de vaidade, disposição para ajudar os outros - qualidades facilmente alcançáveis por todo indivíduo - são os fundamentos da vida espiritual.

O desenvolvimento de questões dessa natureza é inconcebível sem uma séria introspecção, sem o conhecimento de nós mesmos, de nossas fraquezas e nossos erros. Pelo menos - ainda que seja a única vantagem - a cela de uma prisão nos dá a oportunidade de examinarmos diariamente toda a nossa conduta, de superarmos o mal e desenvolvermos o que há de bom em nós. A meditação diária, de uns 15 minutos antes de nos levantarmos, é muito produtiva nesse aspecto. A princípio, pode ser difícil identificar os aspectos negativos em sua vida, mas a décima tentativa pode trazer valiosas recompensas. Não se esqueça de que os santos são pecadores que continuam tentando."

Leia mais no blog da Biblioteca: link

No mês de fevereiro/2011 a Biblioteca recebeu a visita de 2.396 leitores: obrigado a todos os voluntários e voluntárias!

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok