biografia definitiva sobre Che Guevara

Pubblicato il 08-10-2009

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Neste mês, a nova aquisição da nossa biblioteca é a biografia definitiva sobre Che Guevara. O jornalista americano Jon Lee Anderson, autor de CHE - UMA BIOGRAFIA, dedicou cinco anos à pesquisa sobre a vida e a morte do Che, traçando um retrato revelador e instigante de um dos principais personagens do nosso tempo.

Foi Anderson que descobriu, no final de 1995, o segredo, guardado há três décadas, sobre o lugar onde fora enterrado o corpo do guerrilheiro. Durante uma viagem à Bolívia para investigar os últimos dias de Che, o autor desvendou o mistério, divulgando-o numa grande reportagem no The New York Times. Anderson também conseguiu a gravação do interrogatório final a que Che foi submetido pelo falecido Coronel Andrés Selich, reproduzido no livro.

Para compor esta biografia, Anderson morou três anos em Havana, onde teve acesso a documentos até então secretos do governo cubano. Ele contou também com o apoio decisivo de Aleida March, viúva de Che. Em Havana, conseguiu que Manuel "Barba Ruiva" Piñeiro, eminência parda de Fidel e chefe do programa para exportar a Revolução Cubana para a América Latina, falasse pela primeira vez a um jornalista.

Em Moscou, obteve depoimentos inéditos e de extraordinária franqueza de dirigentes da KGB e da cúpula soviética. Estes homens, que trabalharam e conviveram intensamente com Che, revelaram o papel fundamental de Guevara como virtual arquiteto da aliança cubana com a União Soviética, e também da sua posterior mudança de atitude em relação ao Kremlin.

Nas diversas viagens que realizou, Anderson ouviu, ainda, parentes, amigos, companheiros de luta e adversários do líder guerrilheiro, muitos dos quais jamais haviam se pronunciado antes. Estes depoimentos ajudam a construir o perfil humano do líder revolucionário - sua capacidade de seduzir e inspirar, sua dedicação absoluta ao trabalho, seu senso de humor, a relação visceral com a mãe, seus amores.

Ao lado das informações inéditas - como as revelações nas cartas pessoais e em dois diários de Che, cobrindo de 1953 a 1958, e os detalhes sobre o pouco conhecido foco guerrilheiro coordenado por Che na província Argentina de Salta em 1965 - o livro traz mais de 80 fotos, a maioria delas exclusivas, abrangendo diferentes momentos da vida de Che.

As aquisições deste ano foram: Janeiro: O novo acordo ortográfico da língua portuguesa;Fevereiro: A viagem do elefante; Março: Jornal Nacional, Memória Globo; Abril: Plano de ataque, a história dos vôos do 11 de setembro; Maio: Leite derramado; Junho: O vendedor de sonhos: a revolução dos humildes. Julho: Cartas entre amigos. Agosto: Novo Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Setembro: Amanhecer. Outubro: A rainha do castelo de ar. Novembro: A biografia definitiva sobre Che Guevara.

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok