Casa comum, nossa responsabilidade e oportunidade...

Pubblicato il 26-01-2016

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Nós devemos ter sempre a mentalidade de abrir um caminho, uma estrada, um diálogo. Fazer sempre com que um eventual problema possa não ser um problema, mas uma oportunidade. [...]

A terra, se for amada, não será jamais um deserto. Para isso, o homem deve ará-la, irrigá-la, respeitá-la. A terra, mesmo quando é um prado verdejante, se não for trabalhada, se tornará lenta, mas decididamente, um deserto. Mas há sempre espaço para uma nova vida e para um novo caminho, porque no coração de Deus o deserto é somente busca de silêncio, de solidão, para entender a si mesmo, para entender os outros, para entender Deus mais profundamente.

Esse exemplo da terra serve para nos ajudar a entrar em um conceito mais amplo. Quando a terra é amada, quando o outro é amado, quando o meu irmão é amado, quando a minha irmã é amada, quando o meu marido e a minha mulher são amados, eles não são vistos por mim como “indivíduos com problemas”. Podemos sempre pensar que com a paciência podemos abrir, não fechar; com um pouco de silêncio podemos abrir, não fechar.

Eu gostaria que nós tivéssemos esse desejo de abrir sempre um caminho, de ter sempre diante de nós não um problema, mas uma oportunidade.
Ernesto Olivero
“Buona Giornata” de 12/01/2016

O “Buona Giornata” é uma reflexão que parte do coração de Ernesto Olivero, fundador do SERMIG - Fraternidade da Esperança, e se dirige ao coração de todos aqueles que se inspiram na espiritualidade dessa Fraternidade. É uma reflexão que nos ajuda a procurar e a viver a Presença de Deus nos acontecimentos de cada dia. O seu estilo é o de uma família aberta ao mundo: como acontece em uma família, as questões são tratadas com uma linguagem simples e próxima. Por isso, nas palavras de Ernesto às vezes aparece sofrimento, às vezes alegria, às vezes um olhar crítico... Mas sempre em busca do "ponto de vista de Deus".

A “Campanha da Fraternidade” é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. 

A Campanha da Fraternidade 2016 - que terá início na Quarta-feira de Cinzas, 10 de fevereiro, e prosseguirá até o Domingo de Ramos, 20 de março - é Ecumênica e traz como tema: “Casa comum, nossa responsabilidade” e como lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24).

Realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), a edição 2016 está em sintonia com a Carta Encíclica do papa Francisco: “Laudato Si - sobre o cuidado da casa comum”, visando debater com a sociedade questões do saneamento básico a fim de garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos.

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok