Comunidade italiana de São Paulo celebra na “Igreja da Paz”

Pubblicato il 06-03-2016

di ARSENAL DA ESPERANÇA


Hoje, 6 de março, tivemos a grande alegria de participar da celebração em italiano na belíssima Igreja Nossa Senhora da Paz, na Baixada do Glicério. 

A celebração, que acontece todo primeiro domingo do mês, às 11h, neste último domingo foi presidida pelo Pe. Simone Bernardi, do SERMIG-Fraternidade da Esperança, e concelebrada pelo Pe. Eugenio, da Comunidade “Cenacolo-Associação São Lourenço”, de Mogi das Cruzes. 

A Fapib - Federazione delle Associazioni Piemontesi in Brasile e as Associazioni Piemontesi nel Mondo de São Paolo e de São Roque cuidaram da preparação da celebração, que contou com a presença de Michele Pala, cônsul geral da Itália em São Paulo e de representantes de várias associações italianas.

Essas missas começaram nos anos 80, quando a região do Glicério, Brás e Bexiga, eram redutos dos imigrantes italianos – a própria “Igreja da Paz” foi fundada em 1941 pelos Missionários da Pia Sociedade dos Missionários de São Carlos (mais conhecidos como Scalabrinianos), cuja principal finalidade era justamente a de assistir os italianos que emigravam para as Américas. 

Os missionários, que tratavam de organizar assistência religiosa e social nos vários núcleos coloniais italianos, em 1936 conseguiram a licença de abrir uma casa no Bairro do Glicério, onde foi levantada a atual Igreja dedicada a Nossa Senhora da Paz.

Hoje a região mudou muito e passou a ser habitada por pessoas de diversos países da América Latina, como Paraguai, Bolívia, Chile e Peru, mas também do Haiti e da África, por isso hoje, as missas e todo trabalho de assistência social, jurídica, econômica e psicológica desenvolvido pelos missionários, através da “Missão Paz”, se dirige, sobretudo, às pessoas provenientes dos países de imigração mais recente.  

Fotos de LUCA MEOLA 

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok