Decidimos procurar “mestres”. João Paulo II foi um deles...

Pubblicato il 27-04-2014

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Hoje (27/04), na Praça São Pedro, em Roma, o Papa Francisco proclamou Santos João Paulo II e João XXIII. Queremos recordar alguns momentos da nossa amizade com João Paulo II, que começou apenas oito dias depois do início do seu pontificado. 

Anos 1970. Tantos jovens que querem mudar o mundo, a sociedade, a Igreja. O problema é como... Tantos escolhem a violência, o desencontro, a recusa. O amor pelo Evangelho leva o SERMIG a procurar a mudança permanecendo dentro da Igreja. Procuramos o rosto verdadeiro da Igreja, entendemos que a Igreja não é uma estrutura a atualizar, mas uma presença, a presença de Jesus, à qual converter-se.

Decidimos procurar “mestres”. Primeiro Paulo VI, depois João Paulo II...

Recordamos algumas páginas do Diário da história do SERMIG:

29 de novembro de 1978
Primeiro encontro de Ernesto Olivero com João Paulo II. O Papa, recém-nomeado, lhe diz: “Volte a encontrar-me”.

24 de janeiro de 1979
Entregamos ao Papa 50 milhões de Liras (a antiga moeda italiana) para os refugiados vietnamitas e lhe confidenciamos o desejo de nos sentirmos “enviados” pela Igreja aos pobres. O Papa confirma: “Eu vos mando” e nos confia a missão de acordar a esperança adormecida no coração dos homens.

31 de março de 1982
Ernesto parte para a Polônia, acompanhando uma expedição de ajuda à população. Em pleno estado de tensão entre Governo e Solidarnosc (Federação sindical polonesa originariamente liderada por Lech Wałęsa) encontra a mulher de Lech Walesa, que estava na prisão.

23 de dezembro de 1985
Encontramos o Papa por ocasião dos 20 anos do SERMIG.

16 de julho de 1986
O SERMIG pede ao Papa que abençoe a Nossa Senhora “Maria Mãe dos Homens(foto abaixo) que atualmente está na entrada da capela do Arsenal da Paz.

Julho de 1989
Depois de ser recebido pelo Papa, Ernesto Olivero parte para o Líbano com um avião militar disponibilizado pela Presidência do Conselho e carregado com 5 toneladas de remédios a serem distribuídos entre as várias facções.

29 de agosto de 1991
Somos recebidos pelo Santo Padre em Castel Gandolfo: lhe entregamos o prêmio “Artigiani della Pace” (Artesãos da Paz) e 500 milhões de Liras para serem destinados aos meninos de rua do Brasil.

20 de outubro de 1991
Ernesto encontra o Papa João Paulo II em Salvador, na Bahia, junto com Dom Luciano Mendes de Almeida.

23 de dezembro de 1994
Encontramos o Papa por ocasião dos 30 anos do SERMIG.

8 de dezembro de 1996
Ernesto apresenta o esboço da Regra da “Fraternidade da Esperança” ao Santo Padre.

10 de dezembro de 1997
Por ocasião da Irmanação com o Sacro Convento de Assis, o Papa encontra o SERMIG no Vaticano. Começa uma peregrinação com o Crucifixo do Sacro Convento de Assis.

9 de setembro de 1998
O Papa, durante uma audiência na Praça São Pedro, presenteia o Sermig com a “Nossa Senhora da Gratidão”. Apresentamos ao Papa o documento base do “Mondiale dei giovani” (Encontro Mundial dos Jovens).

16 de abril de 1999
Ernesto começa a peregrinação anual com o Papa no Vaticano, participando da Missa na Capela particular.

12 de janeiro de 2000
Encontramos o Papa na Sala Nervi e lhe entregamos um pergaminho com um milhão de assinaturas de jovens (foto abaixo).

22 de dezembro de 2000
O SERMIG, junto com dez mil jovens, celebra com o Papa na Sala Nervi o “Jubileu da Paz”. É apresentado o “Primo Appuntamento Mondiale Giovani della Pace” (Primeiro Encontro Mundial Jovens da Paz).

6 de maio de 2001
Ernesto encontra o Papa em Damasco por ocasião da viagem à Síria e à Grécia.

10 de janeiro de 2002
Ao término da Missa na Capela particular, Ernesto dá ao Papa uma cópia do livro “Carolpapa”.

21 de novembro de 2002
Mauro Tabasso e representantes do “Assieme strumentale e il Coro Voci della Speranza” (Orquestra e Coro Vozes da Esperança) encontram o Santo Padre depois da Santa Missa da manhã e lhe apresentam o CD “Dal basso della terra” (Do mais baixo da terra).

31 de janeiro de 2004
O Papa recebe na Sala Nervi o SERMIG junto com dez mil jovens no encontro “La Pace vincerà se dialoghiamo” (A paz vencerá se dialogarmos) para abençoar o início da “Università del Dialogo” (Universidade do Diálogo). São executadas em primeira mão sete faixas do musical dedicado a João Paulo II.

30 de setembro de 2004
O Santo Padre nos recebe na Sala Nervi com o Padre Witold e a delegação vinda da Georgia e da Ossétia para o “Mondiale dei Giovani” de Asti. (Encontro Mundial dos Jovens da cidade de Asti).

25 de fevereiro de 2005
Ernesto vai ao Policlino Gemelli (Policlínica Gemelli, hospital localizado em Roma) e deixa uma mensagem no diário do Papa. 

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok