Gianfranco Mellino recebe o prêmio internacional “Piemonteses Protagonistas”

Pubblicato il 28-01-2016

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Gianfranco Mellino, do SERMIG - Fraternidade da Esperança, recebeu no dia 17 de janeiro o prêmio internacional “Piemonteses Protagonistas” pelo trabalho desenvolvido no Arsenal da Esperança. 

Quinze a cada cem brasileiros são filhos, netos ou bisnetos dos milhões de italianos, provenientes de todas as Regiões da Itália, que no século XX e no final do século XIX partiram para começar uma nova vida no gigante sulamericano. Trabalhadores “livres”, preferiam embarcar em direção a um continente desconhecido a conviver com a fome e a miséria de casa.

Chegando ao Brasil, o primeiro impulso era o de reconstruir as comunidades de origem, recompor em terra estrangeira um ambiente no qual dialetos, músicas e pratos típicos pudessem restituir um pouco daquele calor deixado para sempre do outro lado do Atlântico. Um instinto de sobrevivência e um espírito de iniciativa que modelaram definitivamente a identidade coletiva do novo país... Mas foram necessários anos, ou melhor, décadas de preconceitos e condições de trabalho duríssimas para dar a volta por cima e integrar-se.

Para manter viva, documentar e narrar essa história, nasceram no Brasil – e várias outras partes do mundo – milhares de associações, grupos e institutos italianos e regionais. Entre eles, estão aqueles que representam os mais de 6 milhões de piemonteses* espalhados pelos continentes (4 milhões só na América Latina).

Estamos contando tudo isso a vocês porque no dia 17 de janeiro de 2016, no Circolo Italiano de São Paulo, Gianfranco Mellino, do SERMIG - Fraternidade da Esperança, foi o protagonista – é justo dizê-lo – de uma prestigiosa sessão reservada da edição de 2016 do prêmio “Piemonteses Protagonistas”. O prêmio, instituído pela Federação Internacional Piemonteses no Mundo, tem a finalidade de “trazer à luz histórias exemplares de emigrantes piemonteses (ou de origem piemontesa) excepcionalmente destacados em vários níveis dos setores cultural, empresarial, humanitário e esportivo”. Neste ano, a comissão para a entrega do prêmio “quis premiar a solidariedade de toda a Fraternidade do SERMIG”, como ressaltou o próprio Mellino, recebendo o reconhecimento da vice-presidente da Federação, Luciana Genero.

Gianfranco Mellino faz parte da Fraternidade da Esperança desde 1991, mas desde 1996 vive em São Paulo, para onde foi enviado por Ernesto Olivero e pela Fraternidade turinesa para abrir o Arsenal da Esperança, a casa do SERMIG que em vinte anos (celebrados no próximo dia 12 de março!) acolheu mais de 51 mil pessoas em dificuldade. Muito dessa história tem o rosto de Gianfranco, que desde o início compartilha, dia e noite, as alegrias e os sofrimentos de quem bate à porta desta casa que já foi justamente Hospedaria de Imigrantes, local de passagem da esmagadora maioria daqueles imigrantes italianos que foram protagonistas de um sonho americano.


Hoje, esse precioso reconhecimento é a confirmação de que o sonho continua, em outros “territórios”, onde é preciso ajudar pessoas com fome de mudar de vida. Mas, para isso, são necessários “protagonistas” como Gianfranco, dispostos a embarcar nessa aventura de amor que une todos em um só povo.

*Provenientes do Piemonte, uma das Regiões do norte da Itália.

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok