Hoje, 15/02/2015, diaconato de Lorenzo, Simone e Andrea!

Pubblicato il 15-02-2015

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Já faz 19 anos que o SERMIG - Fraternidade da Esperança está no Brasil, continuando a história começada muito antes, em 1964, por Ernesto Olivero e sua esposa Maria, na cidade de Turim, na Itália. Aqui, italianos e brasileiros, casais e consagrados dessa Fraternidade tentam ser uma comunidade simplesmente cristã e, por isso, compartilham a responsabilidade de cuidar do Arsenal da Esperança, esta casa que acolhe diariamente 1.200 pessoas no bairro Bresser-Mooca. 


Grande parte dessa aventura em São Paulo foi vivida também por Lorenzo Nacheli e Simone Bernardi, dois consagrados italianos que chegaram aqui (sem saber uma palavra de português!) em 1999 e em 2005, respectivamente, para continuar doando a própria vida no Arsenal da Esperança. Para saber o impacto que eles tiveram nesta cidade, basta sair por aí para um passeio com os dois: há sempre mais de uma pessoa que os reconhece e os chama, inevitavelmente. Afinal, já são mais de 48 mil os homens que foram acolhidos por esta casa à qual eles se dedicaram 24 horas por dia durante tantos anos... Isso sem contar os muitos jovens que já participaram de atividades do SERMIG dentro e fora do Arsenal.

Em outubro passado, Lorenzo e Simone (com o coração já um pouquinho brasileiro) voltaram para a Itália. Ao longo de 2015, junto com Andrea Bisacchi (outro consagrado do SERMIG), eles irão completar o processo de formação para se tornarem os primeiros sacerdotes da nossa Fraternidade. Nos últimos meses, eles receberam os ministérios do leitorado e do acolitato. Hoje, dia 15 de fevereiro, os três darão mais um passo muito importante: receberão o ministério do diaconato, na “Chiesa del Santo Volto”, em Turim.

Compartilhamos com vocês a mensagem de Ernesto Olivero no "Buona Giornata"* de ontem e pedimos a todos que nos acompanhem nas orações por eles e por essa nova fase do SERMIG!


Bom dia! É sábado.

“O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu. Enviou-me para levar a boa nova aos pobres, para curar os de coração aflito, anunciar aos cativos a libertação, aos prisioneiros o alvará de soltura; para anunciar o ano do agrado do Senhor” (Is 61,1-2a)


Senhor, com a sinceridade que já conheceis, nós vos pedimos pelos nossos três amigos que se tornarão vossos ministros e pelos outros que ainda virão. Fazei que aqueles entre nós que são chamados por amor ao serviço sacerdotal tenham o coração cheio de compaixão voltado a Vós e voltado aos irmãos. Ajudai cada um a ser um vosso ministro simples e manso. Fazei que o sacramento do altar se dilate sempre em cada um; que não se torne pretexto de poder, domínio ou soberba, mas se torne fermento, intimamente unido a Vós. Nós vos pedimos que a nossa Fraternidade permaneça um terreno fértil de vocações boas, disponíveis, autênticas. Ajudai quem diz sim no matrimônio, no sacerdócio, na consagração ou no mundo a ser simples e sinceramente cristão a caminho. Ajudai os nossos sacerdotes a estar em comunhão entre eles, com todos os sacerdotes do mundo e com o nosso bispo que, por meio da sucessão apostólica, nos une a Jesus e à primeira comunidade cristã de Jerusalém. Oramos para que aqueles entre nós que têm a vocação já se sintam sacerdotes, [...] simplesmente sacerdotes, simplesmente cristãos; para que o Espírito do Senhor Deus, que está sobre nós, continue essa consagração e nos envie a levar este anúncio aos pobres, a curar os de coração aflito, a proclamar que Deus ama cada filho seu, que Deus quer estar perto e já está perto de toda a humanidade.

Eu acredito que neste momento – muito complicado do mundo, muito violento – a nossa contribuição deva ser a de uma luz maior. A luz anula a escuridão. Deva ser um comprometimento maior em querermos bem um ao outro e em fazer todas as caridades que pudermos, porque o bem anula o mal. Todo o resto é confusão.

Enviamos um pensamento a quem está doente, um pensamento a quem sofre. Sofremos juntos. 

Que os nossos desejos ajudem aqueles de nós que no dia 15 terão um sinal ainda mais evidente a continuar com a mesma fidelidade. 

Maria, é dos jovens que nasce o futuro...

Bom dia, lhes quero bem! Bom dia, lhe quero bem!

Ernesto Olivero
"Buona Giornata" de 14/02/2015 

*O “Buona Giornata” é uma reflexão que parte do coração de Ernesto Olivero, fundador do SERMIG - Fraternidade da Esperança, e se dirige ao coração de todos aqueles que se inspiram na espiritualidade dessa Fraternidade. É uma reflexão que nos ajuda a procurar e a viver a Presença de Deus nos acontecimentos de cada dia. O seu estilo é o de uma família aberta ao mundo: como acontece em uma família, as questões são tratadas com uma linguagem simples e próxima. Por isso, nas palavras de Ernesto às vezes aparece sofrimento, às vezes alegria, às vezes um olhar crítico... Mas sempre em busca do "ponto de vista de Deus".

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok