Hoje, Dom Luciano está sendo lembrado também na Itália, com um Encontro a ele dedicado...

Pubblicato il 27-08-2010

di ARSENAL DA ESPERANÇA

ASSISTA AO ENCONTRO: LINK
"Posso ajudar?: esta breve pergunta, para ele muito comum, diz toda a grandeza de Dom Luciano Mendes de Almeida, bispo brasileiro morto há 4 anos, amigo de Deus e dos pobres. Um 'grande' que soube fazer-se pequeno e servir".

Com estas palavras Ernesto Olivero, dedicará a Dom Luciano o Encontro Mundial dos Jovens da Paz, um grande encontro com milhares de jovens, promovido pela Fraternidade da Esperança, cuja 1ª etapa acontecerá amanhã, 27 de agosto, na cidade italiana de l’Aquila.

A palavra chave do Encontro será “RECONCILIAÇÃO”. Forte por 45 anos de trabalho pela paz e pela justiça, o Sermig - Fraternidade da Esperança propõe agora um grande momento de reconciliação com um mundo muito pouco amado, onde o 11% da população desfruta os recursos do restante 89%.

Reconciliação, sobretudo, dos pais com os filhos. “Devemos dirigir um grande ato de acusação à nossa sociedade – explica Olivero: enchemos os nossos jovens de nada, iludindo-os que a escuridão da corrupção, do poder, do sucesso... seja a vida”. O Sermig tem uma longuíssima “história de amor” com os jovens, e convenceu-se que trabalhar pela paz é também ajudá-los a se tornarem homens e mulheres que saibam dizer sim, sim e não, não.

“Os jovens são o nosso espelho” recita a Regra de vida da Fraternidade da Esperança. E as pesquisas que realiza, através de seu site www.mondialedeigiovani.org, falam hoje de jovens aos quais ninguém ensinou a dar sentido à vida, nem a pertencer a uma comum família humana.

“Os jovens hoje são os mais pobres entre os pobres” afirma Olivero “porém dentro de si eles têm potencialidades imensas”. Mas os anestesiamos ao ponto de não terem nem mais as condições de indignarem-se frente às tragédias de hoje. Como a sociedade dos adultos pode se reconciliar com eles? “Quem erra deve pagar, não para pagar uma pena, mas para que quem não esta bem possa sentir-se melhor”.

É isto que esse Encontro (o 3º depois de Turim 2004 e Asti 2006) vem propor a todos aqueles que por causa da enorme ganância levaram este mundo à beira do abismo: comover-se, tornarem-se homens de consciência, e colocar o poder a serviço do bem. Somente isto poderá restituir aos jovens, e não somente isso, confiança no futuro.

Os Jovens da Paz pedirão tudo isso em L'Aquila não com acusações mas com testemunhos fortes, apresentadas sobre um “tapete de silêncio”. Porque somente o silêncio faz pensar, somente o silêncio faz ver aquilo que normalmente não se vê.

Quem quiser assistir “ao vivo” ao Encontro (mesmo com algum problema di “tradução”...) basta acessar (a partir das 14h): link.

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok