HOSPEDARIA EM MOVIMENTO: Museu da Imigração e Arsenal da Esperança

Pubblicato il 04-07-2014

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Um dos pontos importantes da “filosofia” do recém-inaugurado Museu da Imigração (MI) do Estado de São Paulo é considerar a história da migração não apenas como uma questão relacionada ao passado, mas sim como uma história viva, que continua nos deslocamentos mais recentes.  

Nesse sentido, o Museu da Imigração procura fomentar um diálogo com vários atores que, na cidade de São Paulo (e não só), lidam com os migrantes atuais. Um deles é, sem dúvida, o vizinho Arsenal da Esperança que, acolhendo 1.200 pessoas por dia, conjuga ao presente a história da Hospedaria, guardada nos acervos do Museu. 


Depois da visita que a equipe do setor educativo do Museu da Imigração fez ao Arsenal da Esperança, na última quinta-feira (3/7) uma equipe formada por técnicos (assistentes sociais) e educadores do Arsenal visitou o Museu. O motivo dessas visitas não é apenas aumentar o conhecimento recíproco entre as duas instituições, mas inventar caminhos para evidenciar que, na antiga Hospedaria do Brás, a oferta cultural do Museu e o trabalho de acolhida do Arsenal fazem parte de uma única história, sempre em movimento...

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok