JMJ: de Madri para o Rio...

Pubblicato il 23-08-2011

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Depois de Paris e Colônia (Alemanha), a que ocorreu em Madri foi a minha terceira Jornada Mundial da Juventude, a segunda com o Papa Bento XVI. Nesta ocasião acompanhei a delegação oficial dos jovens da Arquidiocese de São Paulo. Rapazes e moças de paróquias, comunidades, movimentos... que aceitaram o convite do Santo Padre para participar desse grande encontro. Na realidade tem mais de uma JMJ, aquela que é narrada pelos jornais e televisão, aquela que fica marcada na experiência de cada jovem participante. Penso que a mensagem mais importante, a confirmação mais preciosa para a nossa vida, é saber que é possível ter um encontro pessoal com Jesus e que este encontro muda a nossa vida definitivamente. Para nós da Fraternidade da Esperança significa viver simplesmente a Presença de Jesus em cada momento da nossa vida. Por isso dizemos que um “punho de jovens” pode mudar pra melhor o rosto de uma cidade inteira. As dificuldades podem ser muitas, mas a esperança pode superar todo tipo de problema. 
O Papa lembrou-nos que podemos ser testemunhas verdadeiras deste encontro somente se o fizermos junto a quem vive na mesma experiência de fé na Igreja e na solidariedade. Se não procurarmos nos amar e nos respeitar reciprocamente não daremos um bom testemunho. Para nós da Fraternidade da Esperança o fruto principal deste encontro privilegiado com Jesus é a restituição, a atenção para aqueles que estão perto ou longe de nós, a perseverança no fazer o bem e a superação de tudo aquilo que nos separa de Jesus.   
Muitos estarão se perguntando o porquê da necessidade de ir a um encontro mundial para ter a confirmação destas certezas. Penso que, de vez em quando, seja importante ver o quanto somos, se encorajar, dar esperança, quase como um “Pai Nosso mundial” da duração de uma semana, onde a comunhão dos santos não é somente espiritual, mas se torna visível, palpável, onde cada realidade da Igreja é misturada com as outras. Agora temos que trabalhar muito para que a próxima JMJ, que será no Brasil em 2013, possa proporcionar tudo isso!  Lorenzo Nacheli (Fraternidade da Esperança)

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok