Jovens vivenciam a “Alegria do Evangelho” em Retiro...

Pubblicato il 26-02-2014

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Cerca de 200 jovens de diversos grupos de paróquias, pastorais, movimentos e novas comunidades foram ao Retiro Espiritual promovido pelo Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo, realizado sábado, 22, no Arsenal da Esperança. Todos em clima de resposta aos apelos feitos pelo Para Francisco na JMJ Rio 2013, além de animados e dispostos em aprofundar sua fé cristã e partilhá-la com outros jovens.

Os participantes receberam da equipe de animação um exemplar da primeira exortação apostólica do Papa Francisco, “Evangelii Gaudium” (A Alegria do Evangelho) tema do retiro. Dom Milton Kenan Júnior, bispo auxiliar de São Paulo e vigário episcopal para a região episcopal Brasilândia, orientou as atividades do dia. Ele fez três meditações acerca do tema. Também houve um momento de adoração ao santíssimo.

Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar de São Paulo e referencial para o Setor Juventude da Arquidiocese, em entrevista ao site da Arquidiocese de São Paulo, afirmou que o Retiro é importante pra quem quer dedicar-se no trabalho de evangelização e que a “Evangelii Gaudium” traz elementos para isto. “O discípulo de Jesus alimenta sua fé na oração, no encontro com o Senhor, na palavra e na celebração dos sacramentos”.

“Viemos com a expectativa de aprimorar nosso conhecimento, tanto religioso quanto espiritual, para repassar aos demais jovens da nossa paróquia. Também estamos tentando evoluir a questão de coordenação e liderança” - Roger Pastorelli Claro, 17, Paróquia Santo Antônio, setor Nova Esperança - região episcopal Brasilândia.

Nei Sá, coordenador do Setor Juventude, falou sobre a importância de se ter uma integração entre os setores da Igreja que atuam junto aos jovens. “O Setor Juventude e a Pastoral Juvenil são os instrumentos que a Igreja tem hoje pra reunir os jovens das diversas expressões: pastorais, paróquias, movimentos, novas comunidades; todos que trabalham com juventude pra gente discutir um plano comum”.

“A intimidade com Deus é a unidade. Não importa de onde nós somos. A intimidade vai gerar unidade um com os outros. O jovem vive a mesma coisa que outro jovem. Por isso, conseguimos alcançar os corações deles” - Bianca da Silva, paróquia São Pedro Apóstolo, setor Vila Prudente, região episcopal Belém - Ministério Jovem da Renovação Carismática.

À tarde dom Tarcísio presidiu a missa de encerramento do Retiro Espiritual, concelebrada pelo Padre André Figueiredo, referencial para juventude (CNBB Sul 1). 
Diego Monteiro

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok