Marco, do Arsenal da Esperança, parte para Nápoles...

Pubblicato il 25-08-2014

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Hoje, segunda-feira, dia 25 de agosto de 2014, o missionário Marco Vitale, do Arsenal da Esperança, parte para Nápoles, na Itália, para ajudar a preparar… Uma grande maravilha.

Mas que grande maravilha é essa, tão grande a ponto de ter feito que fosse preciso convocar a ajuda de alguém que está do outro lado do oceano doando a sua vida em uma casa que acolhe 1.200 homens diariamente?  

É o 4º Encontro Mundial dos Jovens da Paz! Um encontro mundial organizado de tempos em tempos pelo SERMIG - Fraternidade da Esperança (a Fraternidade que fundou e que habita o Arsenal) para dar aos jovens a oportunidade de falar aos grandes da Terra sobre as mudanças que eles querem ver no mundo.

Os Mundiais já foram organizados nas cidades de Turim, Asti e Áquila (todas na Itália), e envolveram milhares de jovens do mundo todo. Em 2014, o Mundial será realizado no dia 4 de outubro, na cidade de Nápoles, com o tema “Encontro com a Consciência”. Nesse dia será lançada a “Carta à Consciência”, escrita por Ernesto Olivero (fundador do SERMIG) como fruto dos seus encontros com muitíssimos jovens e pessoas de boa vontade que têm o desejo de mudar o mundo. A carta será um apelo à consciência de todos, um incentivo contra o nosso hábito de tocar a vida em frente sem refletir sobre nossos atos, um chamado a assumir a própria parcela de responsabilidade sobre o mundo em que vivemos sem ficar apenas encontrando nomes sobre os quais jogar toda a culpa.

O SERMIG tem cinquenta anos de caminhada, mas uma de suas primeiras percepções foi a de que os jovens são “os mais pobres entre os pobres”, segundo palavras do próprio Ernesto Olivero. Isso porque os jovens herdam um mundo que já está contaminado, não encontram bons modelos a seguir e muitas vezes têm o seu desejo de mudança sufocado pela ideia de que as coisas não mudam nunca. Os Mundiais são o resultado e o ápice de um trabalho intenso feito com os jovens em todos os Arsenais ‒ o da Itália, o da Jordânia e o do Brasil ‒ e são uma oportunidade tanto para reacender nos jovens a esperança pela mudança quanto para fazer com que grandes personalidades do “mundo dos adultos” sejam tocadas pela força e (por que não?) pela sabedoria dos jovens.

Nós apostamos nos jovens. Para mudar o mundo, são necessárias três atitudes: aprender com os erros do passado, apagar os incêndios do presente e investir na construção do futuro. O nosso querido Marco irá passar pouco mais de um mês em Nápoles contribuindo com a sua experiência em todas essas coisas e ajudando ainda mais intensamente a construir o futuro. Durante o Mundial, mais algumas pessoas do Arsenal junto e alguns jovens dA Praça irão encontrá-lo para participar juntos desse momento.


Para saber mais sobre o Encontro Mundial dos Jovens da Paz, visite o portal dos Mundiais e acompanhe as notícias no nosso site, no nosso blog e na nossa página do Facebook.

Até logo, Marquinho! Estamos com você!



Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok