MI abre ao público "Cartas de Chamada de Atenção"

Pubblicato il 11-06-2015

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Em cartaz a partir do dia 12 de junho, exposição é resultado de um trabalho que relaciona experiências migratórias atuais e do passado.

O Museu da Imigração – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – abre ao público a “Cartas de Chamada de Atenção”, exposição temporária que ocupa o espaço Hospedaria em Movimento para abordar histórias de vida de quem é hoje ou imigrante ou refugiado no país. O evento de abertura se realiza no dia 12 de junho, a partir das 18h30, ficando em cartaz até o dia 02 de agosto. A entrada é gratuita.

O projeto foi idealizado pelas equipes do educativo e de pesquisa do MI, em parceria com os alunos e professoras do curso de português do Arsenal da Esperança – instituição que acolhe homens em situação de vulnerabilidade social, dentre eles africanos recém-chegados ao Brasil. A ideia nasceu para ocupar duas lacunas sobre o tema: a ausência de informações do recente movimento imigratório de africanos para o Brasil, e o fato de poucos saberem que o Museu da Imigração ocupa somente parte das edificações da antiga Hospedaria do Brás, já que a outra é destinada ao Arsenal da Esperança.

A partir da leitura e discussão de cartas de chamada que fazem parte do arquivo documental da antiga Hospedaria do Brás, a iniciativa incentivou os participantes a elaborar suas próprias cartas durante uma série de encontros mediados.

Ao longo dos encontros, as equipes tiveram a oportunidade de trocar histórias e experiências com os participantes, compreendendo as causas do migrar e suas consequências. Os participantes são provenientes de onze países do continente africano: Angola, Burkina Faso, Gâmbia, Guiné Bissau, Guiné Conacri, Mali, Nigéria, Quênia, República Democrática do Congo, Senegal e Togo.
museudaimigracao.org.br

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok