“Mosteiro a céu aberto”

Pubblicato il 25-10-2009

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Rostrevor, Irlanda do Norte, Burford, Inglaterra, Chevetogne, Bélgica, Tournay, França... Através de palavras, silêncio e algumas músicas, Arcelina nos conduziu – no retiro de hoje – a visitar algumas comunidades de monges e monjas do velho continente. Lugares que, embora fiéis às antigas tradições, procuram dialogar com o mundo do século XXI.

Os mosteiros não são lugares estranhos ou coisas da Idade Media, mas casas de Deus no meio dos homens... Naturalmente é preciso ter certos olhos para perceber a espiritualidade e o modo de ser que ali se propõe (nada de banal ou de imediatamente evidente), olhos interiores que nascem do silêncio.

As suas palavras jogaram uma luz sobre uma dimensão que o Arsenal tenta viver no seu cotidiano, a de “Mosteiro a céu aberto”, um lugar de encontro com Deus no coração da cidade onde o que nos motiva não é tanto o fazer, mas “restituir” a Deus o nosso tempo, as nossas idéias, a nossa inteligência, o nosso serviço, para que Ele transforme tudo isso...

Para quem estiver interessando, Arcelina (autora das fotos) relata o que ela viu e ouviu, no seu livro "Além do silêncio", disponível nas livrarias (e também no Arsenal da Esperança).

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok