NASCE UM NOVO ARSENAL!

Pubblicato il 29-01-2015

di ARSENAL DA ESPERANÇA


O final de 2014 foi marcado pelo nascimento de um novo Arsenal: o "Arsenale dell'Accoglienza" (Arsenal da Acolhida), na cidade de Borghetto Lodigiano, na Lombardia (norte da Itália). Leia a seguir a tradução da matéria que foi publicada em um jornal daquela região.

Ernesto Olivero: “Em Lodigiano, um ‘Arsenal da Acolhida’”

Chega ao nosso território a experiência de fraternidade e esperança iniciada no Piemonte nos anos 1960 e agora difundida em todo o mundo.

Nasce em Borghetto Lodigiano o Arsenal da Acolhida. Foi o próprio Ernesto Olivero, fundador do SERMIG de Turim, a dar a notícia na internet: do seu Arsenal da Paz nasceram em 1996 o Arsenal da Esperança (São Paulo, Brasil) e em 2006 o Arsenal do Encontro (Madaba, Jordânia). E hoje nasce o Arsenal da Acolhida, em Borghetto Lodigiano. “Ernesto Olivero nos rebatizou assim.” – explica Andrea Menin, que com a esposa Giuditta Montanari já há cerca de dez anos vive em uma comunidade de acolhida – “Da nossa comunidade nasceu essa fraternidade que segue o carisma do SERMIG. Olivero a reconheceu. Cada Arsenal tem uma característica específica da caridade. Nós somos caracterizados pela acolhida a menores, jovens adultos e famílias. E tentamos ser cristãos como ensina do Evangelho.”

Outros casais e famílias se juntaram a Andrea Menin e sua esposa, e, nos últimos anos, chegaram voluntários também de outras cidades. A passagem da comunidade a Arsenal foi, por isso, muito natural. “Queremos ser uma comunidade aberta, na partilha, e Olivero nos rebatizou. O surpreendente é que, junto às grandes cidades do mundo que são sede de Arsenais, está também Borghetto.” – diz Menin, que no passado foi prefeito da cidade – “Mas nós não temos uma grande estrutura, estamos espalhados pelo território, a acolhida é compartilhada em outras casas.” Enquanto isso, um projeto mais estrutural está sendo feito ao lado casa da família Menin, onde, graças a voluntários, está sendo reformado um ambiente no qual estará também a futura capela. No estilo específico do SERMIG (Serviço Missionário Jovens): também em Turim, Ernesto Olivero e o seu grupo começaram a transformar um antigo lugar de guerra em lugar de paz, com a ajuda de todos aqueles que chegavam. Desde o início da obra de Olivero até hoje, foram feitas intervenções de desenvolvimento em 92 países do mundo; foram cumpridas 77 missões de paz em lugares como Ruanda, Somália, Líbano, Belém, Iraque, Curdistão e Bósnia; e os pobres recebem atenção 24 horas por dia. Hoje, junta-se aos três Arsenais de Turim, São Paulo e Madaba também o de Borghetto Lodigiano: uma realidade que se reconhece na fraternidade do SERMIG e que está caminhando acompanhada pela diocese de Lodi, no território em que está inserida. A acolhida continua: logo teremos mais oportunidades de falar dela, também com os seus protagonistas.

Para ver a página de Facebook do Arsenal da Acolhida, clique aqui!


Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok