Não havia lugar para eles na hospedaria...

Pubblicato il 23-12-2011

di ARSENAL DA ESPERANÇA

“Quando estavam ali, chegou o tempo do parto. Ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em faixas e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria (Lc 2, 6-7).


E nós, demos espaço, em nossas casas, para Jesus nascer? Foi exatamente este o primeiro problema que Maria e José tiveram que enfrentar naquela santa noite em Belém. Lucas, generoso nos detalhes, nos descreve cada coisa tão bem que nos parece estarem ali, presentes. 
Muitos de nós fizemos o presépio em nossas casas. Num dos espaços em que passamos o nosso dia, demos espaço para o “Deus que vem” e, para fazer este espaço, tivemos que “revolucionar” um pouquinho a nossa sala de estar: apoiamos as imagens em cima da maquina de costurar da nossa avó ou próximo da poltrona preferida do papai ou até tivemos que encostar provisoriamente a Bicicleta Ergométrica... 
Com o presépio em casa temos, também, que nos movimentar diversamente... Para evitar tocar nele, temos até que mudar certos pequenos hábitos. Mesmo assim, tudo isso é lindo porque nos faz sentir perto de Jesus que nasce. A Santa Família se hospeda em nossa casa... 
...Mas então, no Evangelho de Lucas, tem uma coisa que nos surpreende: é o fato que não havia lugar para eles. Ainda que aquelas pessoas precisassem de ajuda, com Maria grávida, ninguém se comoveu, ninguém oferecendo hospitalidade para eles. Simplesmente, não havia lugar!
Neste Natal, enquanto nos alegramos pelo nascimento de Jesus, pensamos também um pouco neste “detalhe” narrado por Lucas, que continua a nos interpelar. Não se trata apenas de dar espaço em cima de um móvel ou num quarto ou no corredor de entrada. O que o menino de Belém nos pede é de ser acolhido dentro de nós, no nosso coração, no nosso dia a dia, na nossa vida, no outro que bate à nossa porta. 
Neste dia de grande festa que se aproxima, tentamos nos perguntar: e nós, que estamos aqui, nesta cidade imensa, demos espaço ao Senhor Jesus?
Sábado 24, 20h30
NOVENA DE NATAL (último dia)
Jesus, Conselheiro Admirável 

Domingo 25, 17h00
MISSA DO DIA DE NATAL 
Presidida por Dom Tarcisio Scaramussa (Bispo Auxiliar de São Paulo)

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok