O Arsenal continua sendo também uma escola... de vida!

Pubblicato il 01-11-2014

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Muitos grupos de estudantes visitam o Arsenal da Esperança, seja para conhecer a realidade da casa, seja para aprofundar-se em alguma área técnica enquanto restituem o seu conhecimento em forma de serviço prestado aos nossos acolhidos.

Nestes dias, estamos recebendo a visita de um grupo de estagiárias do curso de Técnico em Enfermagem da Unidade Vila Prudente do Senac. A professora Maria Helena Fernandes Del Col, que já trouxe outras turmas de alunos, diz que o Arsenal é escolhido por ser uma casa onde se pode fazer um bom serviço na área de Saúde Coletiva, um dos pontos fortes do curso. Este grupo específico, porém, tem um diferencial: é o primeiro da unidade a visitar o Arsenal com o objetivo de fazer observação, orientação e prevenção também na área de Saúde Mental. 

Enquanto mediam a pressão, conferiam o peso e faziam o levantamento psicossocial dos acolhidos, elas puderam treinar também o “estar com o outro”. Algumas disseram que, por meio desse estágio, entraram em contato com realidades até então desconhecidas para elas, e sentiram-se bem em poder ser a pessoa que naquele momento ofereceu escuta e apoio.


A questão do álcool e das drogas, muito frequente, chamou a atenção. São as formas mais comuns de “fuga” dos próprios problemas. A aluna Merilene disse que conversar com os homens que conheceu aqui mostrou que é possível superar uma situação de vício. “Mesmo que no futuro eles voltem a cair,” – disse – “neste momento eles estão realmente tentando parar, e esse é um passo muito importante.”



Para descontrair sem perder o foco, em uma das noites de estágio o grupo passou para os acolhidos o filme Vai que dá certo, escolhido por abordar de forma bem humorada o problema das dificuldades financeiras e as escolhas erradas que são feitas por muitos que tentam sair dessa situação.

Agradecemos à professora Maria Helena e às alunas Merilene, Mayra, Caroline, Vanildes, Natally, Jocelma, Sandra, Flávia e Mariana por fazerem desse momento de aprendizado uma oportunidade para fazer o bem!



Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok