O medo não ajuda ninguém...

Pubblicato il 15-02-2016

di ARSENAL DA ESPERANÇA

O bem é o único caminho que pode anular um pouco de mal – ou muito mal. Lembro da seguinte frase: “Faz mais barulho uma árvore que cai do que uma floresta que cresce”. E faz mais barulho o medo, faz mais barulho o ódio, faz mais barulho a indiferença.

Não sei se algum de nós fará algo importante ou importantíssimo. Nunca vi ninguém fazer nada importantíssimo. São os pequenos gestos que ajudam o mundo, as pequenas atenções. 

Fiquei muito tocado com um envelope que encontramos em uma das nossas caixas, nas quais quem quiser pode colocar um pensamento ou uma oferta. Um amigo desta casa nos deixou uma oferta em dinheiro. Talvez seja o seu salário do mês. Ele nos pediu – a nós, que conhecemos, segundo ele, tantas situações difíceis – que aquela oferta fosse destinada a uma família com crianças. Aí está, caros amigos. Essa é uma das muitas ofertas. Eu acredito que na história do SERMIG recebemos milhões de pequenas ofertas. Essas ofertas não fizeram barulho, mas nos permitiram ajudar realmente muitas pessoas a entrarem na dignidade.

Eu acredito que o medo não ajuda ninguém. Se cada um de nós se esforçar para fazer o que puder pelo vizinho, por um parente ou por alguém do seu grupo, estará fazendo a coisa mais importante que pode fazer. É possível mudar o mundo, mas quem for uma pequena luz deve continuar a ser uma pequena luz, quem estiver com a luz apagada deve procurar alguém que o ajude a reacendê-la. Esse é o único modo de dar esperança.


Ernesto Olivero
"Buona Giornata" de 14/01/2016

O "Buona Giornata" é uma reflexão que parte do coração de Ernesto Olivero, fundador do SERMIG - Fraternidade da Esperança, e se dirige ao coração de todos aqueles que se inspiram na espiritualidade dessa Fraternidade. É uma reflexão que nos ajuda a procurar e a viver a Presença de Deus nos acontecimentos de cada dia. O seu estilo é o de uma família aberta ao mundo: como acontece em uma família, as questões são tratadas com uma linguagem simples e próxima. Por isso, nas palavras de Ernesto às vezes aparece sofrimento, às vezes alegria, às vezes um olhar crítico... Mas sempre em busca do "ponto de vista de Deus". Veja os outros "Buona Giornata". 

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok