O Natal está sempre à nossa disposição... (2a edição da Gincana dA PRAÇA)

Pubblicato il 14-12-2013

di ARSENAL DA ESPERANÇA

É dezembro. Por toda a cidade, surgem luzinhas, árvores e Papais Noéis gigantescos. Quase na mesma proporção, mas talvez ofuscadas pelo brilho dos pisca-piscas, surgem mensagens que perguntam a cada um de nós se estamos vivendo o verdadeiro sentido do Natal. Alguns dizem que, nessa época, independentemente de qual é a sua fé, o importante é estar em união com a família e com aqueles que amamos, passar bons momentos junto com as pessoas.

O que aconteceu ontem, dia 14 de dezembro, na vizinhança do Metrô Bresser-Mooca, talvez nem parecesse uma “Programação de Natal” a olhos desatentos – a não ser pelos presépios criativos que se viam em alguns lugares. 

O que pode ter a ver com o Natal um monte de crianças correndo com faixas coloridas na cabeça e tentando ganhar pontos para a própria equipe? Justamente o aprendizado da convivência e da união! A união não se aprende em datas especiais, e sim na normalidade do nosso dia a dia, no aprender a brincar com o colega (mesmo que não seja fácil perder), no unir esforços pra transformar um cantinho pouco frequentado num ponto de encontro do qual todos se lembrem com carinho.

Estamos falando da 2ª Gincana dA Praça, que recebeu cerca de 30 crianças para uma tarde de diversão e convivência graças ao empenho dos jovens dA Praça e da ajuda de outros amigos e voluntários.

E a gincana não foi um evento isolado! Ontem, graças aos esforços de tantas pessoas, outras coisas bonitas aconteceram, proporcionando a muita gente a oportunidade de “passar bons momentos juntos”: passeios de Maria Fumaça, com direito a paradas carinhosamente preparadas e oficinas de bolo de mel natalino da Ilha da Madeira e de enfeites de Natal típicos da Lituânia; a exposição “SER Imigrante: o mesmo e o outro”, que continua aberta na R. Dr. Almeida Lima, 750; e o Bazar do Arsenal da Esperança, que ficou excepcionalmente aberto até as 16h, com direito a saborear uma deliciosa pizza na cantina que se transformou no “Jardim do Papai Noel”. Tudo fruto de uma parceria entre o Museu da Imigração e o Arsenal da Esperança para um sábado de “Programação de Natal”.

A Praça, os passeios de Maria Fumaça, as exposições do Museu e o Bazar do Arsenal da Esperança acontecem sempre, cada uma em seu horário, o ano inteiro, muito além da época do Natal. Ontem, a união de todas essas coisas fez um dia mais bonito, mas elas estão sempre aí, à nossa disposição, para quando quisermos aproveitá-las. A mesma coisa acontece com as oportunidades de estar junto, de fazer o bem, de exercitar a união: estão sempre à nossa disposição. Se as aproveitarmos, quando chegarem as épocas especiais poderemos desfrutar a alegria de celebrar as coisas boas que já vivemos.
(Fotos de Fabio José Lima)

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok