O outro se torna o meu espelho... O outro se torna eu...

Pubblicato il 03-11-2014

di ARSENAL DA ESPERANÇA


Bom dia!

Caros amigos,

A vida é longa, curta, intensa, cheia de surpresas... Mas quando consigo viver o instante que tenho diante de mim, a ocasião que tenho diante de mim, a pessoa que tenho diante de mim, e quando não coloco o meu eu à frente do instante que estou vivendo, a vida ganha imediatamente uma nova dimensão. O outro não é uma pessoa, o outro não é um homem, não é uma mulher: o outro se torna o meu espelho. O outro se torna eu. Se eu fosse o outro, como gostaria de ser olhado? Se o outro fosse eu, como eu gostaria de ser ouvido? 

Se nós vivemos dessa forma, a vida se torna mais simples, se torna menos complicada, porque frequentemente a complicação é o eu que quer aparecer. E nós temos, por experiência, a opinião de que o eu é sempre um péssimo companheiro. Quando o eu se torna nós, quando desaparece, quando se torna uma ocasião, o instante me faz entender que eu posso fazer alguma coisa... Porque o tenho diante de mim, não é teórico, não é um pensamento: é um rosto. Sou eu diante de mim. 

Eu gostaria realmente que cada um de nós pudesse viver um bom dia, e creio que podemos viver um bom dia se temos o desejo de tornar esse dia bom também para o outro que encontraremos. Talvez o outro nos traga um problema muito maior do que nós; mas se o outro não é um problema, e sim uma ocasião, ele pode se tornar uma bênção.

Bom dia, lhes quero bem! Bom dia, lhe quero bem!


Ernesto Olivero
Buona Giornata de 30/10/2014


* O “Buona Giornata” é uma reflexão que parte do coração de Ernesto Olivero, fundador do SERMIG - Fraternidade da Esperança, e se dirige ao coração de todos aqueles que se inspiram na espiritualidade dessa Fraternidade. É uma reflexão que nos ajuda a procurar e a viver a Presença de Deus nos acontecimentos de cada dia. O seu estilo é o de uma família aberta ao mundo: como acontece em uma família, as questões são tratadas com uma linguagem simples e próxima. Por isso, nas palavras de Ernesto às vezes aparece sofrimento, às vezes alegria, às vezes um olhar crítico... Mas sempre em busca do "ponto de vista de Deus".

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok