Obrigado Padre Alberto!

Pubblicato il 21-02-2012

di ARSENAL DA ESPERANÇA


Ontem a noite soubemos que faleceu, no Hospital do Câncer, em Fortaleza, um grande amigo e companheiro de viagem, Padre Alberto Trombini. Italiano, da Ordem dos Barnabitas (Clérigos Regulares de São Paulo),  várias décadas era missionário no Brasil. A história da presença do Sermig no Brasil passa, também, pela amizade com Pe. Alberto...

Depois do encontro de Ernesto Olivero com Dom Luciano, em 1988, o “relacionamento” da Fraternidade do Sermig com o Brasil se intensificou e diversificou. As viagens de Ernesto aumentaram, assim como o empenho em suscitar cada vez mais a cooperação e a comunhão humana e espiritual com os novos amigos brasileiros.

Várias vezes, Pe. Alberto - que na época era pároco da Igreja São Rafael, na Mooca, em São Paulo – oferecia a Ernesto a possibilidade de falar com os paroquianos, durante as Missas ou nas reuniões do Encontro de Casais com Cristo.

A estima e o entrosamento com os membros dessa comunidade criou “as bases” para o surgimento do núcleo paulistano da ASSINDES que, depois de alguns anos de atuação, deu origem ao Arsenal da Esperança, sempre graças à inspiração de Ernesto e Dom Luciano.

Pe. Alberto, cofundador da ASSINDES, foi um grande amigo e motivador do engajamento de muitas pessoas nessa caminhada, como mostra a carta que ele nos enviou, em 2010, em ocasião dos 20 anos da ASSINDES:

Caríssimos Amigos do Arsenal da Esperança,

quando, ultimamente, estive entre vocês, ouvi falar que domingo, 27 de junho, celebraríeis 20 anos de ASSINDES; esta notícia foi para mim motivo de alegria e de lembranças bonitas.

Quando cheguei em São Paulo como pároco da Paróquia São Rafael, fiquei assustado ao conhecer a triste realidade dos numerosos cortiços e moradores de rua, e, perplexo, me perguntava o que a paróquia poderia fazer para amenizar o sofrimento daqueles irmãos.

Eis que algum tempo depois, aparecem dom Luciano Mendes de Almeida e Ernesto Olivero, já conhecedores daquela dura realidade e com ideias concretas de solidariedade em favor destes irmãos sofridos. Então, aconteceram três coisas importantes para mim:

1. Aceitei logo, porque já estava no profundo do meu coração, a filosofia do Reino de Deus nas “duas dimensões: espiritual e social”.

2. Com o empenho social, saí daquela situação deprimente de “não saber o que fazer, como agir”, em relação aos encortiçados e moradores de rua.

3. A presença de Dom Luciano e Ernesto Olivero, não somente me entusiasmou, mas me deu a possibilidade de transmitir a vocês da ASSINDES um pouco deste entusiasmo missionário, que Deus me deu.

Gostaria de finalizar com uma exortação, que faço primeiramente a mim e depois a vocês: a nossa vida neste mundo é breve; não podemos pretender mudar o mundo com a nossa presença. É necessário conseguir forças novas, transmitir aos jovens o entusiasmo de Jesus para o Reino, para um mundo novo, mais solidário e puro. É necessário conquistar à Cristo, à filosofia de vida do Reino para muitos jovens.

Sei do vosso empenho neste sentido, visitando escolas e convidando os estudantes a participar de dias de formação no Arsenal da Esperança e sei da vossa presença ativa nas Comunidades e em ações solidárias. Com a ajuda de Deus e muita oração, tentem fazer este milagre também com os jovens universitários, que parecem alienados e escravos do egoísmo. O mundo precisa sempre de profetas que o sacudam e libertem os jovens do torpor escravizador.

Parabéns pelos 20 anos de empenho em favor do Reino, por um mundo de paz. Rezem pela minha conversão e obrigado pelo afeto, que ainda têm por mim.

Abraços. Pe. Alberto

Obrigado Padre Alberto por ter acreditado, junto conosco, que “nada é impossível...”.

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok