Os 99 que "não vêm à missa"...

Pubblicato il 14-10-2012

di ARSENAL DA ESPERANÇA


Um dia, fizeram a seguinte pergunta para Dom Luciano: “Se alguém tiver cem ovelhas e 99 delas se perderem, o que fará o pastor?”. Quando ouviu a pergunta Dom Luciano pensou um pouco e depois disse: “Essa situação não é tão novidade assim, aliás... Quando Jesus veio a este mundo, todos nós estávamos perdidos, sem horizonte, sem um pastor. É assim que Mateus apresenta Jesus, no final do capítulo nove. Jesus via as multidões como ovelhas sem pastor: perdidas, atraídas por valores esvaziados, que diminuem o coração e deixam a alma perdida

O que Jesus fez? Ofereceu sua vida por nós. Depois, chamou alguns homens e mulheres para que, junto com Ele e em Seu nome, fossem atrás das ovelhas, para reconduzi-las na alegria da vida verdadeira. 

Penso, então, que Jesus, perante as 99 ovelhas perdidas, teria começado a caminhar, entrando nas cidades e nos vilarejos, pregando e anunciando o Reino de Deus, mas, também, teria convidado a pequena ovelha – a centésima, a que permaneceu fiel – a deixar seu sossego, a água, o pasto e a caminhar ao Seu lado, por caminhos difíceis, montanhosos, desérticos, à procura das 99 perdidas. Assim nasceu a Igreja.        

É a centésima ovelha, pequena, pobre, incapaz, mas chamada a caminhar ao lado do Bom Pastor, onde encontra afeto, alimento, proteção. A missão do Pastor não a de ficar no redil, mas a de dar a vida pelas ovelhas. E aquela ovelha que conhece e ama o Pastor aprende a fazer com que o seu coração bata no mesmo ritmo e se deixa atrair pelo mesmo ardor que a leva a ir atrás das outras”.   

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok