Parabéns, Biblioteca!

Pubblicato il 26-04-2016

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Esta história quer comemorar um aniversário de um ano. Mas, na realidade, ela começa muito, muito antes...

Em 2013, alguns voluntários da Biblioteca do Arsenal da Esperança (BAE) ficaram sabendo que a Fundação Biblioteca Nacional estava oferecendo um Prêmio de Apoio às Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura. Faltava só um mês para as inscrições se encerrarem, e o trabalho para aprontar a documentação necessária para concorrer ao prêmio era imenso... 

Mas aqueles voluntários conheciam a fundo a biblioteca em que empregavam uma parte enorme de suas vidas. Sabiam que as velhas estantes de madeira começavam a dar sinais de cupim e que o equipamento estava desatualizado, entre outros problemas. Eles também conheciam bem todos os frequentadores e todos os que ainda poderiam frequentá-la, indo até ela para fazer um currículo, para procurar emprego, para buscar instrução, conhecimento ou diversão. Conheciam também o próprio trabalho e o trabalho de tantos outros voluntários que se esforçavam para suprir os problemas e dar vida àquele lugar. Sabendo de tudo isso, decidiram que não poderiam deixá-la de fora daquele prêmio.

A decisão deu frutos: a BAE foi uma das contempladas com o prêmio e com o apoio financeiro!

E pronto! Agora, era só pegar o dinheiro fazer as mudanças necessárias e seguir a vida! Não foi assim?

Não, não foi assim! A partir daquele momento, o trabalho aumentaria ainda mais. Para que o antigo espaço fosse reestruturado, a BAE precisou se mudar para outro local, que ficava longe dos olhos da maioria dos acolhidos, e funcionar ali por longos 8 meses, com sua capacidade de atendimento e sua frequência reduzidas.

Além disso, implantar as alterações originalmente desejadas requeria muito planejamento, muita pesquisa e até mesmo mais dinheiro do que o oferecido pelo prêmio – essa contribuição financeira extra acabaria vindo dos próprios voluntários que tiveram ou que abraçaram o desejo da necessidade de mudança.

Depois de tanta contribuição mental, financeira e braçal, finalmente, no dia 25 de abril de 2015 – um ano atrás! – estava sendo feita a mudança dos livros para o espaço reestruturado, para a nova biblioteca!

Hoje, a BAE ampliou a sua capacidade de atendimento: antes, a frequência diária, incluindo aos fins de semana, era de cerca de 70 pessoas. Atualmente, a frequência diária é de aproximadamente 100 pessoas, chegando a picos de mais de 150 pessoas por dia nos finais de semana. Ela agora é um espaço também de encontro além de leitura, porque muitos acolhidos sentem que fazem parte dela e mostram isso com a sua frequência fiel e constante. 

Parabéns, BAE! Parabéns a todos os frequentadores, voluntários e amigos que tornaram possível a chegada da nossa biblioteca até aqui, não apenas na conquista desse último ano, mas em todos os seus anos de existência e serviço!
Fotos de Fábio José Pereira Lima

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok