Presépios vivos, do dia a dia...

Pubblicato il 04-01-2014

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Hoje visitamos a exposição de presépios “ARTE SACRA BRASILEIRA: entre o popular e o erudito”, no Palácio dos Bandeirantes, promovida pela Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo. 

Tivemos a possibilidade de admirar, um por um, os cinquenta presépios provenientes do Brasil inteiro: cada um diferente, único, original... Cada um anunciando que Jesus nasceu! Nasceu para todos, em todos os lares, contextos, culturas, ambientes, desde as cheias dos rios da Amazônia até as secas do Nordeste. 

Lá, no meio dos cinquenta presépios, estava também o belíssimo presépio realizado no Arsenal da Esperança no ano de 2012. Agora que aquelas grandes telas estão expostas numa exposição tão prestigiosa, parece até mais fácil acreditar que elas são lindas. Não há dúvida de que o reconhecimento e o espaço que os curadores da exposição e os amigos do Museu de Arte Sacra nos concederam foram um grande presente, um privilégio enorme! Mas, voltando para casa, refletíamos sobre o fato de que a verdadeira maravilha daquele presépio foi termos acreditado que ele já estava contido naquelas velhas portas encontradas no lixo e, sobretudo, que Jesus já estava presente naqueles “artistas” que chegavam ao Arsenal como peregrinos cansados e carregados de fardos, à procura de um refúgio e nada mais...

Mais do que o resultado alcançado, talvez seja o caminho percorrido juntos a coisa mais importante... Essa obra é o resultado de dois meses intensos de trabalho, de fé, de confiança, de encontro, de renúncia, de aceitação, enfim, de mudança, que se tornaram vida, história, esperança para cada um que participou – mesmo que fosse só para jogar um pouquinho de tinta por cima de uma estrela – e que depois resolveu voltar para as ruas da cidade... 

Parar por um momento e contemplar a maravilha que o trabalho desses homens produziu nos fez bem, fez o nosso coração arder. Agora que voltamos ao Arsenal já estamos novamente em movimento, quase com pressa, caminhando com outros artistas à procura de novas telas para pintar... Quer procurar com a gente?

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok