Quem nos impede de fazer desta segunda-feira uma maravilha?

Pubblicato il 14-05-2018

di ARSENAL DA ESPERANÇA

É segunda-feira. Bom dia! Hoje de manhã pensava que a ocasião faz o ladrão, mas a ocasião faz aparecer aquilo que se tem dentro e que, muitas vezes, não se sabia ter. Quando, em 2 de agosto de 1983, entramos no Arsenal*, éramos um pequeno grupo, 6 ou 7 pessoas.

Qual foi a minha atitude? Chamar todos os jornais do mundo? Entramos em um arsenal militar... Isto nunca tinha acontecido para ninguém antes! Levaríamos como testemunhas grandes personagens como Giorgio la Pira** que tinha acreditado em nós? O que passou pela nossa cabeça? Nada! Queríamos entrar como Igreja, queríamos entrar como humanidade, não entramos como SERMIG. Também entramos com um sacerdote que nos fez rezar: “Que alegria em nosso coração, estamos entrando em Jerusalém!”... e entramos em silêncio.

Não fizemos nenhuma fotografia, nada! Em silêncio! Dissemos ao Senhor: “Estamos aqui”. Então, Ele nos fez brincar com Ele. Não percebemos que o Arsenal seria algo impensável... um tijolinho depois do outro apareceu aquilo que jamais teríamos pensado. Amigos, se o eu se torna eu, estamos perdidos! Já se o eu se torna nós, se torna surpresa, se torna a busca de algo a ser feito, mas sem nunca pensar que fomos nós que fizemos.

Hoje já se passaram vários anos, mas temos ainda aquela mesma atitude: somos o eu ou o nós? Se o eu desaparece, o nós faz maravilhas e o Senhor quer que continuemos a fazer maravilhas, mas não nos maravilhemos de nós mesmos: nos maravilhemos dEle! 

Este foi o pensamento que me veio e sobre o qual gostaria que pudéssemos meditar em nossa oração hoje, nos trabalhos que faremos para agradecer a Deus que é sempre novo conosco.

Esta manhã também é importante pensarmos naqueles que esperam uma lembrança nossa, os que estão no hospital e que têm medo; nós estamos junto deles em seu medo, mas também, junto deles, temos esperança! E a esperança nos leva sempre para junto de Deus, não para junto do eu

Hoje é segunda-feira e quem nos impede de transformar esta segunda-feira em uma maravilha de Deus? Quem nos impede de pensar que um de nós pode despertar algo de bom em alguém, quem nos impede? Ninguém! Pois, então, nós estamos aqui, à disposição... se por acaso o Senhor desejar alguma coisa de nós... aqui estamos!!

Bom dia! Eu quero bem a vocês, quero bem a você. E o bem, se é bem, é para sempre! E o nosso é para sempre! 
Ernesto Olivero
"Buona Giornata" de 23/04/2018

* No dia 2 de agosto de 1983 foi concedida ao SERMIG, pelas autoridades competentes, a autorização para entrar na antiga fábrica de armas de Turim que se tornaria o “Arsenal da Paz”, casa-mãe do SERMIG-Fraternidade da Esperança. 

** Giorgio La Pira foi prefeito da cidade de Florença. Em plena Guerra Fria entre EUA e URSS, La Pira citava a  profecia de Isaías (Is 2,4b) – "Estes quebrarão as suas espadas, transformando-as em relhas, e suas lanças, a fim de  fazerem podadeiras. Uma nação não levantará a espada contra a outra, e nem se aprenderá mais a fazer guerra" –, sustentando fortemente a necessidade de transformar as armas em instrumentos de trabalho.

O "Buona Giornata" é uma reflexão que parte do coração de Ernesto Olivero, fundador do SERMIG - Fraternidade da Esperança, e se dirige ao coração de todos aqueles que se inspiram na espiritualidade dessa Fraternidade. É uma reflexão que nos ajuda a procurar e a viver a Presença de Deus nos acontecimentos de cada dia. O seu estilo é o de uma família aberta ao mundo: como acontece em uma família, as questões são tratadas com uma linguagem simples e próxima. Por isso, nas palavras de Ernesto às vezes aparece sofrimento, às vezes alegria, às vezes um olhar crítico... Mas sempre em busca do "ponto de vista de Deus". Veja os outros "Buona Giornata".

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok