Renato Rosso: um padre "cigano"...

Pubblicato il 22-07-2010

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Hoje veio nos visitar (surpresa!) padre Renato Rosso, missionário italiano, grande amigo da Fraternidade da Esperança, que há mais de trinta anos vive junto ao povo cigano, em vários países do mundo: Itália, Brasil, Índia, Bangladesh e outros países de religião islâmica do centro e do sul da Ásia.


A sua vocação como padre “cigano” surgiu na década de setenta em Turim, a mesma cidade em que nasceram o Sermig e o Arsenal da Paz, dos quais ele acompanhou todos os passos com grande atenção e participação.
Para explicar o porque desta sua vida, ele sempre conta um fato de origem que aconteceu lá em Turim, quando, um domingo, encontrou uma família de ciganos na porta da igreja, esperando a missa acabar. Também eles queriam rezar, mas na igreja não encontravam ninguém do mundo deles... Sentiam-se sempre forasteiros. Renato se convenceu de que não bastava chegar perto e visitar os ciganos, precisava se tornar um deles.

Passamos algumas horas conversando com ele sobre os últimos encontros desta sua cumprida caminhada com os nômades... Ele acabou de participar, em Brasília, de uma assembléia da Pastoral dos Nômades no Brasil, mas alguns meses atrás se encontrava na Argélia, morando com um grupo nômade que há muitas décadas vive (sobrevive) “prisioneiro” no deserto, depois de ter sido expulso do território marroquino...
Boa viagem pe. Renato e obrigado pela visita! (Foto Toni Gortz)

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok