Talentos...

Pubblicato il 19-11-2014

di ARSENAL DA ESPERANÇA

No nosso encontro de oração da semana passada (terça-feira, 11/11), refletimos sobre o Evangelho proposto para o domingo (16/11): a parábola dos talentos. Naquele mesmo dia, Ernesto Olivero, em seu Buona Giornata, nos deixou uma mensagem sobre como aproveitar um dos dons mais preciosos que Deus nos dá...

Imagine que hoje cada um de nós recebeu R$ 100,00 de um amigo que nos disse: “Gaste-os bem. Depois me conte como gastou”. À noite, quando o amigo vier ver nosso bolso, não sei se será suficiente ver que o bolso está vazio (mesmo sabendo que não roubamos o dinheiro). Ele com certeza nos perguntará: “Como você gastou o dinheiro?”. Escutando a nossa resposta, ele poderá nos dizer: “Eu lhe dei uma nota de R$ 100,00 e você a jogou fora! Você a usou mal, eu não vou mais lhe dar nada!”. 

Hoje nós temos 24 horas para viver. Se Deus quiser, esta noite, ao fim do dia, Ele virá para saber o que fizemos, e não será suficiente dizermos que gastamos todas essas horas, que não as temos mais. Como as usamos? 

Meus amigos, neste novo dia temos novamente um tesouro à nossa frente: 24 horas com as quais podemos exercitar a paciência, a serenidade, a força, falando alguns sins e alguns nãos... Mas corremos o riso de usar essas horas para atrapalhar a vida dos outros, para nos vingar, vivendo essas horas à toa, não fazendo nada. Então, desejo-lhes que nestas 24 horas que temos pela frente possamos ser serenos entre nós, possamos ajudar quem entre nós é mais frágil, possamos acolher quem nos traz um problema sem senti-lo como um estranho. 

Isso pode parecer a mesma história de sempre, mas a cada dia nós temos a mesma história de sempre. E eu desejo que cada um a vivencie na Presença de Deus, com muita oração e muita paciência; assim, no final do dia, estaremos muito contentes por não termos mais aquelas 24 horas e poderemos dizer: “Nós as gastamos bem!”.

Ernesto Olivero
Buona Giornata de 11/11/2014


* O “Buona Giornata” é uma reflexão que parte do coração de Ernesto Olivero, fundador do SERMIG - Fraternidade da Esperança, e se dirige ao coração de todos aqueles que se inspiram na espiritualidade dessa Fraternidade. É uma reflexão que nos ajuda a procurar e a viver a Presença de Deus nos acontecimentos de cada dia. O seu estilo é o de uma família aberta ao mundo: como acontece em uma família, as questões são tratadas com uma linguagem simples e próxima. Por isso, nas palavras de Ernesto às vezes aparece sofrimento, às vezes alegria, às vezes um olhar crítico... Mas sempre em busca do "ponto de vista de Deus".

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok