Um Natal de luz...

Pubblicato il 24-12-2011

di ARSENAL DA ESPERANÇA

“E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.” (Jo 1, 5)


Caros amigos e amigas,
Neste ano o Senhor nos doou muitíssimos sinais de luz. No dia 21 de maio, o Arsenal da Esperança completou 15 anos, comemorados com a presença dos nossos acolhidos, representando os quase 40mil homens que encontraram aqui “acolhida” e um pouco de consolo, com a presença de autoridades do Governo municipal e do Estado e, também, de mais de 300 jovens que participaram do 2º “Conta Comigo”...  

No dia 21 de setembro, acolhemos a Cruz e o Ícone da Jornada Mundial da Juventude. Fomos uma das primeiras etapas da grande peregrinação que está atravessando o Brasil e que conduzirá estes símbolos até a próxima Jornada Mundial (Rio 2013). O Arsenal da Esperança “enfaixou” estes sinais com uma Vigília de doze horas de Leitura continua da Palavra de Deus, proclamada por mais de cem leitores. Foi uma noite em que Jesus nos visitou, se deixou ver, tocar e escutar numa maneira profunda.      

No dia 21 de dezembro, um grupo de acolhidos da “Floresta que Cresce” ajudou as crianças de uma creche a limpar e melhorar o seu jardim. Não pareceria uma grande notícia, se não fosse que, também neste ano, toda quarta-feira estes gestos de solidariedade se repetiram num orfanato, num hospital, numa escola, nas estradas do nosso bairro... Gestos simples em si, mas importantes, porque não foi somente o limpar, o pintar, o reorganizar um espaço, mas o desejar um encontro e fazer dele uma “boa notícia” para ser contada, lembrada, imitada. A caminhada dos protagonistas desses gestos – os (jovens) acolhidos da casa – é cada vez mais difícil e nós, tentamos, procuramos de todas as formas fazer prevalecer os seus desejos, os seus esforços, grandes ou pequenos, de voltar a ser livres... livres da droga, da desconfiança, dos erros, da superficialidade, livres de enxergar também aquilo que faz sofrer para continuar a viver e esperar. Com Deus, também a arvore considerada “ruim” pode dar frutos bons, pode ajudar alguém.
Existem muitíssimas outras luzes dentro de 2011: todas as pessoas que encontramos, que nos ajudaram, apoiaram, encorajaram; as palavras de Ernesto Olivero; os prêmios recebidos – entre todos, lembramos o Prêmio “Viva Leitura” com que a nossa biblioteca foi premiada como melhor projeto nacional de “incentivo à leitura e de inclusão social” e, ainda, queremos lembrar o grande testemunho de Antonio Palladino, membro da Fraternidade da Esperança, que nos deixou no dia 16 de fevereiro e do qual todos sentimos falta, sabendo, porém, que podemos contar com um amigo que agora habita a verdadeira casa da esperança, casa da certeza e da luz que não se apaga. 

Falar do Palladino nos faz pensar, enfim, na luz da Fraternidade da Esperança pela qual vos pedimos uma oração especial para que esta pequena comunidade do Sermig, que habita e dá vida a um “mosteiro” muito particular, deseje sempre ser sinal de uma fraternidade mais ampla, tenha sempre em consideração a caridade, uma das maneiras privilegiadas com que o Amor de Deus se exprime, se exercita, é vivido e dá origem a um clima de casa, que nos faz sentir em casa, em família, qualquer pessoa e em qualquer lugar do mundo. Que a vossa oração nos ajude a não perder nunca o senso de Deus em tudo aquilo que fazemos, a vivê-lo e a cultivá-lo sempre. 
Desejando um “Bom Natal”, nos emocionamos pelo bem que, juntos, faremos e poderemos semear no próximo ano. Um “Bom Natal” a todos e que este Natal seja, de verdade, o sinal de Cristo-luz, Ele que ilumina cada coisa e nos permite entender o porque de estarmos aqui
Fraternidade da Esperança

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok