Vem da Suécia o nosso Livro do Mês

Pubblicato il 06-10-2009

di ARSENAL DA ESPERANÇA

Um dos maiores êxitos no gênero de mistério dos últimos anos: a trilogia Millennium – composta pelos romances Os homens que não amavam as mulheres, A menina que brincava com fogo e A rainha do castelo de ar. Seu autor, Stieg Larsson, jornalista e ativista político muito respeitado na Suécia, morreu subitamente vítima de enfarte aos cinqüenta anos, em 2004, pouco tempo depois de entregar à editora os três volumes da trilogia, e não pôde desfrutar do sucesso estrondoso de sua obra. Seus livros não só alcançaram o topo das vendas nos países em que foram lançados (além da própria Suécia – onde uma em cada quatro pessoas leu pelo menos um exemplar da série – a Alemanha, a Noruega, a Itália, a Dinamarca, a França, a Espanha e a Inglaterra), como receberam críticas entusiasmadas.

Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos no mundo, a trilogia Millennium é a mais bem-sucedida série policial dos últimos anos, e já conta com uma versão cinematográfica, prevista para estrear no Brasil ainda este ano. Quer seja tratando da violência contra as mulheres, quer seja enfocando os crimes cometidos por magnatas ou pelo Estado, a saga cumpre sua principal missão: a de envolver o leitor numa história impressionante, cheia de mistérios.

Um dos segredos de tanto sucesso é a forma original com que Larsson engendra a trama, conduzindo-a por variados aspectos da vida contemporânea: do universo muitas vezes corrupto do mercado financeiro à invasão de privacidade, da violência sexual contra as mulheres aos movimentos neofascistas e ao abuso de poder de uma maneira geral. Outro é a criação de personagens extremamente bem construídos e originais, como a jovem e genial hacker Lisbeth Salander, magérrima, com o corpo repleto de piercings e tatuagens e comportamento que beira a delinquência. O terceiro é a maestria em conduzir a narrativa, repleta de suspense da primeira à última página.

As aquisições deste ano foram: Janeiro: O novo acordo ortográfico da língua portuguesa; Fevereiro: A viagem do elefante; Março: Jornal Nacional, Memória Globo; Abril: Plano de ataque, a história dos vôos do 11 de setembro; Maio: Leite derramado;Junho: O vendedor de sonhos: a revolução dos humildes. Julho: Cartas entre amigos. Agosto: Novo Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Setembro: Amanhecer. Outubro: A rainha do castelo de ar.

Questo sito utilizza i cookies. Continuando la navigazione acconsenti al loro impiego. Clicca qui per maggiori dettagli

Ok